A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (Progressistas), recebeu das mãos do presidente do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), desembargador Cruz Macedo, o projeto arquitetônico e técnico para a construção da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e do Centro Dia (CD) públicos, em Ceilândia, nesta quinta-feira (3/8).
Saiba Mais
Durante a cerimônia, ocorrida no Memorial do TJDFT, Cruz Macedo explicou que o projeto prevê o abrigamento, na ILPI, daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade. No Centro Dia, as pessoas acolhidas passarão o período diurno e receberão alimentação, lazer, convívio social e cuidados médicos básicos, mas retornarão para dormir em suas casas. A previsão é de 96 vagas ofertadas, no Instituição de Longa Permanência para Idosos, e 90 no CD.
Celina Leão, por sua vez, prometeu que o Governo do Distrito Federal (GDF) vai tirar o projeto do papel. A juíza Monize Marques, coordenadora da Central Judicial do Idoso do tribunal, destacou que o DF tem 143 pessoas na lista de espera aguardando institucionalização.
A procuradora-geral de Justiça do DF em exercício, Selma Sauerbronn, disse que a iniciativa expressa justiça completa mediante o desenvolvimento de políticas públicas em perspectiva interdisciplinar.
Projeto
O projeto é resultado de um trabalho de quatro anos de tratativas que envolveram a Universidade Católica de Brasília (UCB) e os órgãos que compõem a Central Judicial do Idoso (CJI).
Em 2019, em reunião com a 2ª vice-presidente do TJDFT, Ana Maria Duarte Amarante Brito, o governador Ibaneis Rocha (PMDB) comprometeu-se a disponibilizar um lote no Setor Sol Nascente e destinar uma verba de R$ 5 milhões para a construção das unidades.
Ao TJDFT, coube a responsabilidade de apresentar o projeto arquitetônico em conformidade com as especificações da vigilância sanitária e da saúde. A proposta foi concretizada a partir do Termo de Cooperação 13/2022, firmado entre o TJDFT, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), por intermédio da CJI, com a UCB.
Com informações do TJDFT.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.