A Quadrilha Paixão Cangaço, de Águas Lindas de Goiás, conquistou o primeiro lugar no Arraial Capim Dourado, concurso de projeção nacional promovido pelos institutos Araguaia, Palmas Brasil e Anarriê, no Tocantins. O evento aconteceu no último final de semana, dias 29, 30 e 31 de julho, na Região Sul de Palmas, e contou com a participação de grupos de diversos estados brasileiros. A Paixão apresentou o espetáculo “A Colheita", que utilizou a metáfora do ciclo da plantação para mostrar que a vida também é feita de passagens, conquistas e aventuras. Em segundo e terceiro lugar ficaram as juninas Sabugo de Milho (DF) e Pizada da Butina (TO), respectivamente.
Junina Pau Melado, de Samambaia, vence Campeonato Brasileiro de Quadrilhas
Correio estreia mini documentário sobre as quadrilhas juninas do DF
Até chegar ao arraial em Palmas, os quadrilheiros da Paixão viajaram por mais de 16 horas com aproximadamente 100 pessoas, entre dançarinos, produção e alguns acompanhantes. “Chegamos há poucas horas da apresentação e tivemos pouco tempo para montar a estrutura de cenário e também para arrumar os nossos próprios dançarinos. Foi uma experiência um tanto dolorosa pelo cansaço da viagem. Mas o esforço valeu muito a pena. Conseguimos voltar com o título para a nossa cidade e para o nosso grupo”, disse o brincante e figurinista do grupo, João Vinícius.
A Paixão também ganhou destaque na categoria “Casal de Noivos”. “Eu e a Geysa Pereira ficamos super felizes com o resultado. Apesar de ser muito cansativo, é também muito gratificante. Participar de um concurso desse nível é gostoso e dá ânimo para dançar, uma alegria e uma energia nova. Além da importância na participação, esses momentos possibilitam a troca de cultura entre os grupos. Esse intercâmbio cultural agrega muitas riquezas”, disse Jean Moraes. Para custear a viagem, recebeu apoio da Prefeitura de Águas Lindas, por meio da Secretaria de Cultura, fez rifa e ganhou algumas doações de empresas parceiras.
Festa na da BR
Durante o percurso de volta, o ônibus que levava o grupo quebrou no meio do caminho. E ao invés de esmorecer, enquanto esperava a troca do automóvel, a junina aproveitou o momento para dançar na poeira do acostamento. “O primeiro ônibus voltou assim que a apresentação do sábado acabou porque a nossa banda tinha um contrato fechado em Brasília. O ônibus furou o pneu e ficou muitas horas parado esperando o conserto. Para a galera não ficar parada sem fazer nada, todo mundo desceu e começou a cantar e dançar no meio da BR, perdidos no nada, numa animação só”, narrou João Vinícius.
Sabugo vice-campeã
“Muitas portas foram fechadas para nós, mas muitas abriram também”, disse o presidente da Sabugo de Milho, Juão Alex. A quadrilha conquistou o vice-campeonato no concurso com o espetáculo “O repente dos céus e o amor que não se enterra”. “Foi uma realização gigantesca levar a Sabugo de Milho até o concurso em Tocantins. Isso mostrou ao grupo que é possível conquistar sonhos. Graças a Deus, com muito esforço, suor e lágrimas estamos conquistando notoriedade. Fico feliz também por levar a nossa família para participar de eventos grandiosos a nível nacional”, acrescentou.
A encenação da Sabugo contou a história de um grupo de retirantes que acredita nas palavras de um profeta da chuva e vai em busca de um novo caminho. “Quando fomos à Campina Grande participar de um concurso, não conseguimos levar nem um terço do grupo e conquistamos o sexto lugar. Desta vez levamos o grupo completo com 50 casais e o resultado foi esplêndido. Decidimos ir faltando 15 dias para a apresentação. Com muita labuta, conseguimos mostrar o nosso trabalho ao Tocantins. O carinho e o acolhimento do público foi incrível. Assim que saímos da apresentação, muitas pessoas foram tirar fotos com a gente”, disse Juão.
Pizada da Butina em terceiro lugar
A quadrilha Pizada da Butina, de Palmas, conquistou o terceiro lugar no concurso com o tema “Medo”. A apresentação abordou os medos do cotidiano e trouxe uma mensagem importante de apoio às pessoas que sofrem com depressão. Para o marcador e presidente do grupo, Whallas Furtado, ser a quadrilha com maior destaque entre as participantes do Tocantins é motivo de orgulho. “Ficamos felizes em dançar em casa e ser a melhor colocada entre as participantes do nosso Estado. Receber juninas de outros lugares, com identidades diferentes foi gratificante. Uma troca maravilhosa de experiências. A Pizada tem 14 anos e já foi campeã nacional do Arraiá Brasil de 2012. Também venceu por três vezes o Arraiá de Palmas e foi bi-campeã do Tocantins. Hoje o grupo conta com mais de 100 quadrilheiros. Ao todo, 70 pessoas estiveram envolvidas na apresentação, entre quadrilheiros, produção e apoio.
Desorganização no evento
Quadrilheiros e presidentes das juninas que participaram do concurso reclamaram da péssima organização do evento que errou desde a falta de distribuição de água para até a divulgação do resultado das notas. A equipe divulgou três resultados diferentes e o primeiro, trazia a Sabugo de Milho como campeã. Confira:
Primeiro resultado divulgado na madrugada do dia 31 de julho de 2023
1° Sabugo de Milho DF
2° Tira o Pé da Brasa BA
3° São João das Palmas TO
Segundo resultado divulgado na noite do dia 31 de julho de 2023
1° Paixão Cangaço (GO)
2° Sabugo de Milho (DF)
3° Amor Junino (GO)
Terceiro resultado divulgado no dia 2 de agosto de 2023
1° Paixão Cangaço (GO)
2° Sabugo de Milho (DF)
3° Pizada da Butina (TO)
O Correio entrou em contato com o coordenador do evento, Wilson Alves, para falar sobre o assunto, mas até o fechamento desta matéria a equipe de reportagem não obteve resposta.
Confira o resultado final
1. Paixão Cangaço (GO) - 399,3
2. Sabugo De Milho (DF) - 399,2
3. Pizada Da Butina (TO) - 397,6
4. Amor Junino (GO) - 396,7
5. Explosão Amor Caipira (TO) - 396,1
6. Tira O Pé Da Brasa (BA) - 396
7. São João Das Palmas (TO) - 395,9
8. Fuá Da Conceição (PA) - 395,1
9. Sapecou Queimou (BA) - 395,1
10. Malacabados (TO) - 395,1
11. Tradição Da Serra (TO) - 394,4
12. Arrasta Pé (GO) - 394,4
13. Pinga Em Mim (DF) - 393,7
14. Nação Junina (TO) - 390,3
Melhor marcador: Sabugo de Milho (DF)
Melhor rainha junina: Tira o Pé da Brasa (BA)
Melhor casal real: São João das Palmas (TO)
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.