Como esperado para a estação mais seca do ano, a capital segue quente e com baixa umidade. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros da capital marcaram, na manhã desta quinta-feira (3/8), a temperatura mínima de 11,5°C, mas devem alcançar os 28°C no começo da tarde. Em Águas Emendadas, estação meteorológica de Planaltina, a temperatura mínima ficou na casa dos 8,5°C, às 6h. Para o DF, a máxima deve alcançar os 30°C.
Prepare o protetor labial e se mantenha hidratado, pois a umidade segue baixa até o final de setembro, quando devem começar as chuvas. Nesta quinta-feira, a máxima foi de 80% nas primeiras horas da manhã e poderá cair a 20% pela tarde. Os ventos variam de fracos a moderados e há pouca nebulosidade.
O meteorologista do Inmet Olívio Bahia explica que a sensação de frio nas manhãs e nas noites da capital é característica do período, “o típico friozinho de inverno”. No decorrer do dia, o esperado é que a temperatura suba e a umidade abaixe.
Fique em alerta
Como o brasiliense não vê chuva há 46 dias e a secura não dá trégua, é preciso estar atento para evitar problemas de saúde, como desidratação e problemas respiratórios. Veja as dicas recomendadas pela Defesa Civil para se proteger da baixa umidade:
- Mantenha boa hidratação, portando uma garrafa para reposição de líquidos, sempre que possível
- Umedeça periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
- Utilize umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
- Mantenha a adequada limpeza dos ambientes. Isso evita acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
- Dê especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
- Reduza ou suspenda, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
- Dar preferência a refeições leves.
- Atenção! Não perca a previsão do tempo e alertas de baixa umidade
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.