A população do Distrito Federal deve se preparar para enfrentar dias de calor e baixa umidade, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros da capital amanheceram esta quarta-feira (2/8) marcando temperatura mínima de 13°C, mas devem alcançar os 30°C.
A baixa umidade relativa do ar também não dá trégua e contribui para o calorão. A máxima foi de 80% pela manhã e, nas horas mais quentes do dia, poderá chegar a níveis preocupantes de 20%. Os ventos seguem de fracos a moderados, o que pode ajudar a diminuir a sensação térmica em alguns momentos.
Apesar do clima de deserto, essa não é uma situação atípica na capital, como explica a meteorologista Deise Moraes. “Estamos com um sistema de alta pressão atuando na região. Isso impede a formação de nebulosidade e contribui para esse clima seco e de calor, por isso estamos com esse predomínio de sol não só aqui no Distrito Federal, mas em todo o Centro-Oeste”, explicou.
Alerta
A previsão é que esse padrão se mantenha nos próximos dias, o que chama a atenção do Inmet e outras autoridades da capital. Segundo Deise, a previsão é de que haja alerta amarelo de baixa umidade para o DF. Isso será avaliado após reunião do órgão agora pela manhã.
Nesse cenário, é essencial que a população mantenha informada sobre as atualizações da previsão do tempo e tome as precauções necessárias para enfrentar o calor e a seca, Confira alguns cuidados recomendados pela Defesa Civil para evitar problemas:
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.