Tempo

Calor não dá trégua para o DF nesta quarta; umidade pode chegar a 20%

Termômetros da capital amanheceram marcando temperatura mínima de 13°C, mas devem alcançar os 30°C. Nas horas mais quentes do dia, a umidade deve chegar aos 20%

Carlos Silva*
postado em 02/08/2023 08:46 / atualizado em 02/08/2023 14:50
A previsão é de que haja alerta amarelo de baixa umidade para o DF. Isso será avaliado após reunião do Inmet agora pela manhã -  (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
A previsão é de que haja alerta amarelo de baixa umidade para o DF. Isso será avaliado após reunião do Inmet agora pela manhã - (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

A população do Distrito Federal deve se preparar para enfrentar dias de calor e baixa umidade, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros da capital amanheceram esta quarta-feira (2/8) marcando temperatura mínima de 13°C, mas devem alcançar os 30°C.

A baixa umidade relativa do ar também não dá trégua e contribui para o calorão. A máxima foi de 80% pela manhã e, nas horas mais quentes do dia, poderá chegar a níveis preocupantes de 20%. Os ventos seguem de fracos a moderados, o que pode ajudar a diminuir a sensação térmica em alguns momentos.

Apesar do clima de deserto, essa não é uma situação atípica na capital, como explica a meteorologista Deise Moraes. “Estamos com um sistema de alta pressão atuando na região. Isso impede a formação de nebulosidade e contribui para esse clima seco e de calor, por isso estamos com esse predomínio de sol não só aqui no Distrito Federal, mas em todo o Centro-Oeste”, explicou.

Alerta

A previsão é que esse padrão se mantenha nos próximos dias, o que chama a atenção do Inmet e outras autoridades da capital. Segundo Deise, a previsão é de que haja alerta amarelo de baixa umidade para o DF. Isso será avaliado após reunião do órgão agora pela manhã.

Nesse cenário, é essencial que a população mantenha informada sobre as atualizações da previsão do tempo e tome as precauções necessárias para enfrentar o calor e a seca, Confira alguns cuidados recomendados pela Defesa Civil para evitar problemas:

  • Mantenha boa hidratação, portando uma garrafa para reposição de líquidos, sempre que possível;
  • Umedeça periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico;
  • Utilize umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa;
  • Mantenha a adequada limpeza dos ambientes. Isso evita acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas;
  • Dê especial atenção a crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias;
  • Reduza ou suspenda, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
  • Dar preferência a refeições leves; e
  • Atenção! Não perca a previsão do tempo e alertas de baixa umidade. 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação