Previsão do tempo

Clima: agosto começa com aumento de temperatura e queda de umidade no DF

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros da capital marcaram temperatura mínima de 13ºC, com máxima podendo chegar aos 30ºC

Carlos Silva*
postado em 01/08/2023 09:00 / atualizado em 01/08/2023 10:24
A baixa umidade deve sofrer uma grande queda e impactar bastante a rotina dos moradores do DF -  (crédito: Ed Alves/CB)
A baixa umidade deve sofrer uma grande queda e impactar bastante a rotina dos moradores do DF - (crédito: Ed Alves/CB)

Os brasilienses devem se preparar para enfrentar um período de clima quente e seco nos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros da capital marcaram temperatura mínima de 13ºC, com máxima podendo chegar aos 30ºC.

Além do calorão, a baixa umidade deve sofrer uma grande queda e impactar bastante a rotina dos moradores do DF. A umidade relativa do ar ficou em 85% pela manhã, mas deve alcançar os 20% nos períodos mais quentes do dia. A sensação de calor é acentuada por um dia céu claro pela manhã e poucas nuvens pela tarde.

Segundo o meteorologista Kléber Souza, essas são condições normais para o período, que também tem como característica longos períodos sem chuva. “Estamos na estação mais seca do ano. Veja que estamos há 45 dias sem chuva na capital. Ano passado foram quase 150 dias. Esse e outros fatores, como a atuação de uma massa de seco, fazem com que os dias fiquem mais quentes”, explicou.

O especialista também alertou que esse clima quente e seco tende a se manter ao longo de todo o mês de agosto. “A tendência é que a temperatura suba e haja queda de umidade. Então teremos esse clima de deserto nos próximos dias, com a secura predominando”, advertiu.

Cuidado

Esse tipo de condições climáticas exige atenção redobrada da população para evitar problemas de saúde, como desidratação e problemas respiratórios. Por isso é importante tomar alguns cuidados. Veja as dicas recomendadas pela Defesa Civil para se proteger da baixa umidade:
- Mantenha boa hidratação, portando uma garrafa para reposição de líquidos, sempre que possível
- Umedeça periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
- Utilize umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
- Mantenha a adequada limpeza dos ambientes. Isso evita acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
- Dê especial atenção à crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
- Reduza ou suspenda, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
- Dar preferência a refeições leves.
- Atenção! Não perca a previsão do tempo e alertas de baixa umidade

*Estagiário sob supervisão de Thays Martins

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação