O arquiteto e urbanista Gunter Rolans Kohlsdorf Spiller faleceu na última quarta-feira (26/7), em Brasília, aos 79 anos. Ele foi professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-Unb).
Na UnB, ele era professor adjunto e atuou na direção e administração da FAU, do Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo, além de ter sido prefeito do campus. Na iniciativa privada, integrou a equipe dos escritórios Höfler/Kandel/Krebs, na Alemanha; Escritório Vigliecca, no Uruguai, e Zimbres & Reis Arquitetos Associados, no Brasil. Recentemente, era arquiteto e urbanista da Topocart e da Technum, além de membro do corpo editorial da CNPQ/FINEP.
Ao longo da carreira ganhou prêmios em concursos internacionais em Stuttgart (projeto alojamentos estudantis) e em Nürnberg (1970) com o projeto Schyrrer-Gymnasium.
Com vasta produção acadêmica, Gunter teve trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais e livros publicados. Em 2017, lançou o Ensaio sobre o Desempenho Morfológico das Cidades, de autoria dele com sua esposa, Maria Elaine Kohlsdorf.
O arquiteto deixa esposa, filhos e netos. Em nota de pesar, o CAU/DF e a Associação dos Decanos da Universidade de Brasília (ADUnB) prestou condolências à família e amigos.
Homenagens
Alunos e amigos de Gunter prestaram homenagens por meio das redes sociais, lembrando seu legado e paixão pela profissão, destacando-o como "uma grande inspiração".
Mais sobre Gunter
Graduado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura de Montevidéu (1968), se especializou pela Universitat Stuttgart em 1970 e fez mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UnB, em 1995. Conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal na gestão fundadora de 2012 a 2017, atuando como coordenador das Comissões Permanentes de Ensino e Formação e de Ética e Disciplina, Gunter integrou a Comissão Eleitoral atual, como membro substituto.
Esteve na coordenação técnica dos Planos de Diretrizes de Ação Local para as cidades do Gama e Brazlândia na Terracap (1984); e na direção da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (1986-1989). Foi co-autor do macrozoneamento do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF em sua versão preliminar e final (1992). Participou do Plano Diretor da Expansão Urbana de Águas Claras/Plano Urbanístico Preliminar: Estudo Preliminar/Anteprojeto em 1994.