O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou pelas redes sociais nesta sexta-feira (28/7) que a Avenida Hélio Prates vai passar a contar com uma linha do BRT.
De acordo com Ibaneis, a implantação do modelo de transporte público foi possível por causa da aprovação da terceira etapa do projeto, por parte do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano (Conplan). “Estamos firmes no compromisso de levar mobilidade de qualidade a todos no Distrito Federal”, disse o governador.
- Interdição começa nesta quinta-feira (20) na Avenida Hélio Prates
- Canteiros de obras ao longo do DF testam a paciência dos brasilienses
O chefe do Executivo local ainda deu mais detalhes sobre a obra na Hélio Prates. “Esta transformação traz modernas estações, ciclovia e melhorias nas paradas de ônibus, com uma rota possível para pessoas com deficiência. O progresso se torna realidade, porque nosso povo merece o melhor”, comemorou Ibaneis.
A obra
A primeira etapa da revitalização da Avenida Hélio Prates foi entregue em abril deste ano. No total, foram investidos mais de R$ 20 milhões para reformar um trecho de aproximadamente 2,5 km. A requalificação incluiu ampliação e remodelação de calçadas, reordenamento de bolsões de estacionamento e pavimentação em concreto de faixa para ônibus, além de retoques no paisagismo e na sinalização.
A atual fase da reforma compreende o trecho entre a QNG/QI 1 e o Pistão Norte, com uma extensão de cerca de 2,1 km, e um investimento de R$ 42,1 milhões. A segunda etapa de intervenções na avenida inclui, ainda, calçadas ampliadas e remodeladas, estacionamentos reordenados e pavimentados, ciclovia, paisagismo e mobiliário urbano.