Bastante hidratação é o ideal para os brasilienses nesta época do ano de tempo seco e quente no Distrito Federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima deve atingir 29°C na tarde desta sexta-feira (28/7). Além disso, a umidade relativa do ar deve chegar a 20% na capital, podendo ter alerta de baixa umidade para o período.
Saiba Mais
Meteorologista do Inmet, Andrea Ramos avalia que o órgão deve emitir um aviso de baixa umidade para o dia. “Já estamos tendo aqueles valores que começam a preocupar”, comenta, destacando que o alerta deve começar na parte da tarde e ir até às 19h desta sexta-feira.
O dia começou com pouca nebulosidade, mas a condição deve variar ao longo do dia, aumentando na parte da tarde e da noite. A temperatura mínima registrada foi de 14°C, com umidade em 80% pela manhã. Além disso, os ventos ficam de fracos a moderados.
Andrea ressalta que as condições de um ciclone e massa de ar seco estão favorecendo esse padrão um pouco mais seco, que também já é característico do mês de julho e do inverno brasiliense. “Agosto vai começar com aquela característica até mais seca, podendo chegar abaixo de 20%, como visto nos últimos anos”, avalia a meteorologista.
Para o fim de semana, a especialista enfatiza que não terá muitas mudanças. “Estamos com as temperaturas em elevação e nos próximos dias tende a manter essa estabilidade, com uma variação de um 1°C”, comenta Andrea.
Cuidados
Devido à baixa umidade, a Defesa Civil alerta para alguns cuidados necessários para esse período de seca. Confira:
- Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
- Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
- Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
- Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
- Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
- Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
- Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
- Dar preferência a refeições leves.
- Usar roupas leves, chapéu ou boné.