Cultura

Projeto oferece oficinas para profissionais da cultura com mais de 60 anos

Inscrições vão de 24 de julho a 04 de agosto e as aulas acontecem nos dias 05 e 06 de agosto, no Complexo Cultural Samambaia. Serão oferecidas oficinas de vídeos curtos, redes sociais e ferramentas do google

O Complexo Cultural Samambaia abrirá as portas, em agosto, para o projeto Tempo 60 +, que tem como objetivo promover oficinas para artistas, produtores e técnicos com mais de 60 anos de idade. Na prática, a intenção é auxiliar os profissionais da economia criativa a minimizar a dependência de terceiros quando o assunto diz respeito à tecnologia e comunicação básica, além de capacitar os participantes para o mercado de trabalho atual. Serão oferecidas oficinas sobre redes sociais/vídeos curtos, ferramentas do Google, emissão de nota fiscal e organização online.

As inscrições das atividades vão de 24 de julho a 04 de agosto e as aulas acontecem nos dias 05 e 06 de agosto, no Complexo Cultural Samambaia. Todas as oficinas são gratuitas e terão tradução em libras. Para realizar a inscrição, basta acessar o formulário https://bit.ly/inscricaotempo60. Em caso de alguma dificuldade, os interessados podem contactar a produção pelo email: btmsolucoes@gmail.com, ou pelo Instagram @btmsolucoes. Também poderão ser feitas inscrições no momento de início de cada oficina.

No encerramento de cada dia de aula, serão realizadas, também, apresentações culturais com consagrados artistas da cidade, que já passaram dos 60 anos. É o caso, por exemplo, do Mamulengo Presepada, de Chico Simões, que apresenta as maravilhas do teatro de bonecos; a Mestra Dona Gracinha da Sanfona, com o melhor do tradicional forró-pé-de-serra; a Companhia Os Buriti, de Eliana Carneiro, com comtagem de histórias; e o violeiro Volmi Batista, que faz cantorias e folias.

As apresentações são gratuitas e abertas ao público em geral, que poderá prestigiar os shows e espetáculos com toda a família, mesmo se não participar das aulas. O Complexo informa que todas as atividades culturais terão acessibilidade através de Audiodescrição para Pessoas com Deficiência Visual.

Confira a programação

05 de agosto - Sábado
9h - Oficina Emissão de Nota Fiscal - Luna Moreno
14h - Oficina Oficina Google Workspace - Ferramentas do Google - Mirella Dias
17:30 - Apresentação teatro - Mamulengo Presepada, Espetáculo: O Romance do Vaqueiro Benedito
18:30 - Apresentação música Dona Gracinha da Sanfona

06 de agosto - Domingo
9h - Oficina Trello - Organização on-line - Paula Daniela
14h - Oficina Redes Sociais/Vídeos Curtos - Amanda Bittar
17:30 - Apresentação teatro - Os Buriti, Espetáculo: Lia de Manaká e Suas Histórias
18:30 - Apresentação música - Volmi Batista

Saiba Mais

Oficinas e Ministrantes


Emissão de Nota Fiscal, com Luna Moreno
Esta é uma oficina prática para pessoas que já tenham CNPJ MEI, ou pretendam ter. Na oficina será mostrado o passo a passo para emissão de uma nota fiscal, além da resolução de possíveis problemas que um empreendedor da cultura pode enfrentar emitindo notas em plataformas online. Quem ministra a atividade é Luna Moreno, que trabalha profissionalmente com produção cultural há oito anos. Ela é apaixonada pela cena autoral e independente e fez parte da equipe de festivais como Favela Sounds e Cerrado Jazz Festival, entre outros.


Google Workspace e Ferramentas do Google, com Mirella Dias
A oficina será um mergulho nas várias possibilidades que as ferramentas que o Google nos traz. Orientações de como utilizar o Google Workspace e suas funções, noções organizacionais, breve introdução às planilhas, arquivos de texto, calendários e formulários criados e editados dentro da plataforma. A ministrante, Mirella Dias, é produtora, brincante e arte-educadora. Formada na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, atua em consultorias, elaboração, execução e prestação de contas para projetos, nos setores público e privado.


Trello - Organização on-line, com Paula Daniela
Essa oficina focará na organização de informações dentro do aplicativo Trello, mostrando o gerenciamento de projetos e ideias dentro da plataforma e personalização de fluxos de trabalho para uso pessoal ou de uma equipe. Quem ministra é Paula Daniela, que é formada em marketing e relações públicas, e especialista em gestão de custos e resultados. Paula ainda é coordenadora técnica e produtora executiva com atuação em diversos festivais, com foco em trabalhos afro-brasileiros.


Redes Sociais e Vídeos Curtos, com Amanda Bittar
As redes sociais se tornaram fundamentais para a divulgação de uma marca, evento ou comércio, e não seria diferente com o trabalho individual. Para melhor comunicar sobre o seu trabalho para possíveis contratantes, o oficinando aprenderá sobre o funcionamento de redes como Instagram e Tiktok, redes focadas principalmente na divulgação de vídeos curtos. O oficinando receberá também orientações de como filmar, editar e postar vídeos para melhorar a divulgação do seu trabalho. A oficineira, Amanda Bittar, é formada em Comunicação Social pela UnB com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Ela trabalha na área de cultura há mais de 10 anos, atuando como gestora de comunicação e produtora.

Saiba Mais