O presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) assinou, nesta terça-feira (18/7), a Medida Provisória (MP) que trata do reajuste salarial das forças de segurança do Distrito Federal. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
Com a publicação, os valores deverão entrar na conta dos policiais militares, civis e bombeiros em duas parcelas: uma, de 9%, será acrescentada à folha de pagamento de julho e vai cair na conta de policiais militares, civis e bombeiros em agosto. Os outros 9% serão disponibilizados em janeiro de 2024. Os delegados da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), divididos em quatro categorias, receberão o incremento no salário. O delegado especial, por exemplo, passará a ganhar R$ 27,4 mil agora, e em janeiro de 2024, R$ 30,5 mil. Leia o texto.
O projeto tramitou na última semana e obteve aprovação de senadores e deputados no plenário do Congresso Nacional. Como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda internacional, em Bruxelas, na Bélgica, coube ao presidente em exercício Geraldo Alckmin assinar a MP. A informação da assinatura foi confirmada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
As forças de segurança do DF são mantidas pelo Fundo Constitucional do DF (FCDF).