A população do Distrito Federal não vai precisar mais agendar horário pela manhã para emitir a carteira de identidade. A medida vale a partir desta terça-feira (11/7) nas unidades da Polícia Civil do DF (PCDF), que estendeu o serviço em todos os postos de atendimento, anexos às delegacias de polícia, em dias úteis, das 7h às 20h30. Até então, o atendimento presencial terminava às 19h.
MP questiona à Polícia Civil sobre demora na emissão da carteira de identidade
Polícia Civil reforça serviço de emissão de RG com unidade móvel
Nova carteira de identidade não terá campo de "sexo", diz governo
Durante a tarde, a PCDF vai priorizar atendimento por agendamento, feito no site da corporação. Há possibilidade de encaixes por ordem de chegada e respeitadas as preferências legais, em caso de falta de quem fez agendamento.
Os postos de identificação biométrica estão disponíveis nas seguintes delegacias: 1ª DP (Asa Sul); 3ª DP (Cruzeiro); 4ª DP (Guará); 16ª DP (Planaltina); 32ª DP (Samambaia); 33ª DP (Santa Maria); 6ª DP (Paranoá); 30ª DP (São Sebastião); e 27ª DP (Recanto das Emas).
O atendimento nas agências do Na Hora ocorre das 7h às 19h, com agendamento por meio do site da Polícia Civil do DF. Também será usada a Unidade Técnica de Atendimento Móvel (Utam), da PCDF, a fim de disponibilizar mais vagas para atendimento. A primeira via do registro civil é gratuita, e a segunda custa R$ 42.
É necessário apresentar a certidão de nascimento e casamento (caso a pessoa tenha), além do CPF. Quem quiser incluir outros documentos como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e título de eleitor deve apresentar os originais. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas neste link.
Em atendimentos agendados, o requerente deverá se apresentar com 15 minutos de antecedência para verificação prévia da documentação. Em caso de comparecimento após o horário agendado, será considerada ausência.
Diariamente são disponibilizadas 1,3 mil vagas e a PCDF costuma atender 1,1 mil pessoas, pois alguns não comparecem. Na capital federal, há quase 650 mil pessoas aptas para o serviço 2ª Via Fácil, que permite a reimpressão on-line da carteira de identidade, com funcionamento 24 horas por dia.
O usuário faz a solicitação digital da carteira de identidade, gera o boleto de pagamento no valor de R$ 42 e escolhe o local da retirada, dispensando o comparecimento pessoal para o atendimento.
Saiba Mais
Com informações da Agência Brasília