Inverno

Brasilienses resistem ao frio para dar continuidade à prática de esportes

O amor pelo esporte e pelo Lago Paranoá faz com que muitos brasilienses acordem antes do nascer do sol para se movimentar, mesmo neste período de baixas temperaturas nas primeiras horas do dia

Neste período de inverno, as manhãs na capital têm sido bem frias. A temperatura amena é um convite para ficar no aconchego das cobertas nas primeiras horas do dia. Mas há aqueles que não se deixam levar pelo frio e levantam antes mesmo do sol nascer para movimentar o corpo no Lago Paranoá.

Fabiano Dias Pereira é professor de canoagem desde de 2006 no Minas Brasília Tênis Clube e acorda às 5 horas da manhã para dar aula, mas confessa que é difícil deixar a cama. “É difícil, mas na hora que a gente chega lá e vê aquele lugar maravilhoso com a neblina saindo da água, se anima”.

De acordo com ele, esse ano foi preciso comprar mais agasalhos para ir trabalhar e manter a qualidade de vida. Fabiano observa que nesse período alguns alunos tendem a ir mais tarde para as aulas. Mas também há aqueles que não conseguem ir em outro horário e fazem questão de não faltar. “Existem muitas pessoas apaixonadas pelo Paranoá e pelo esporte. E o frio é só no começo porque depois que se começa a se movimentar ele passa” , conta o professor de canoagem.

Satisfação

Aluna de canoagem desde 2019, a professora de Letras, Carolina Queiroz, acorda às 5h20 e ressalta que embora ame dormir, hoje acorda cedo com satisfação. "Quando minha filha, que hoje tem 24 anos, era pequena, eu acordava cedo por pura obrigação para levá-la à escola. Hoje, acordo ainda mais cedo que naquele período sem reclamar. Sei que não é gostoso acordar cedo, mas, como recompensa ganho a conexão com a natureza. É cada amanhecer de sol que não tem como não se sentir abençoado, isso alimenta meu corpo, mente e espírito” enfatiza Carol.

Para o servidor público, Alexandre Dutra é possível encontrar ânimo em meio ao frio por conta das paisagens que o Lago Paranoá proporciona. “A cada dia você vê uma paisagem diferente. É neste momento que eu me recarrego para as atividades do trabalho pós treino", diz. Ele acorda às 4h30 para estar no Minas Tênis Clube às 05h00.”Teve um dia que a temperatura estava em 8ºC, mas a sensação que eu tinha era de 3ºC. E mesmo todo agasalhado, eu ainda sentia frio ", recorda.

Clima

Um exemplo das baixas temperaturas foi a virada da última sexta-feira para ontem. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) os termômetros de Planaltina registraram 6,8 °C, a menor temperatura do ano até então. Nos últimos dias, temperaturas baixas têm sido recorrentes pelo DF, devido às condições que o inverno causa no cerrado. Muito secos e sem nuvens, os dias tendem a esquentar nos períodos em que o sol está no céu. Ao passo que começa a esfriar de forma mais brusca durante a noite.

A tendência é de que este tempo se mantenha por mais alguns dias, levando em consideração que, segundo o Inmet, as previsões de nebulosidade só comecem a partir da próxima quarta-feira. Com isso, a rotina ainda será a mesma — e vale levar sempre um casaco porque pode esfriar. Para hoje, a previsão é mínima de 11ºC e máxima de 27º com umidade mínima de 25% e máxima de 80% com ventos fracos.

Saiba Mais