Mais uma manhã fria para os brasilienses nesta quinta-feira (6/7). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Distrito Federal registrou mínima de 10°C. No entanto, com a amplitude térmica comum na estação do inverno, a previsão indica que as temperaturas podem chegar a 26°C no período da tarde.
No entanto, a sensação térmica pode ser menor do que a temperatura registrada nos termômetros, afirma o meteorologista do Inmet Heráclio Alves. “Quando o vento está mais forte nesse período mais frio, ele ajuda a ter essa sensação de mais frio, principalmente pela manhã”, destaca.
O dia será de sol entre poucas nuvens, “sem chuvas e predomínio de céu claro”, explica Heráclio. Com a ausência de chuvas — a última registrada no DF foi em 17 de junho —, o período de inverno candango terá secura aumentada. A previsão é de que a umidade chegue a 25% na parte da tarde. Pela manhã, o registro foi de 80%.
Já para esta sexta-feira (7/7) e para o fim de semana, a tendência é o aumento leve nas temperaturas. “Mínima amanhã deve chegar a 12°C e a máxima a 28°C. O fim de semana tende a ser com tardes mais quentes”, comenta Heráclio.