FCDF

Celina Leão se reúne com Arthur Lira para defender Fundo Constitucional

Arcabouço fiscal deve ser votado nesta terça-feira (4/7) na Câmara dos Deputados. Bancada e GDF articulam até o último minuto para defender FCDF

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), está reunida com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), na tarde desta terça-feira (4/7). Celina está na linha de frente da negociação com o Partido Progressista (PP), de Lira e Cláudio Cajado (BA), para defender o Fundo Constitucional do DF (FCDF). A expectativa é que o plenário da Casa vote o Projeto de Lei Complementar (PLP) 93/2023, que institui o arcabouço fiscal, ainda hoje. Bancada do DF na Câmara e autoridades do governo do Distrito Federal tentam articular até o último minuto para garantir a preservação do FCDF.

O Correio procurou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para comentar sobre a votação. Ao ser questionado se pretendia ir até a Câmara dos Deputados para acompanhar a pauta do dia, ele não deixou claro e disse apenas que "está no controle". Sobre suas expectativas quanto à votação, o chefe do Executivo local ressaltou o que vem discursando recentemente e classificou como "positiva".

O secretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Distrito Federal, Ney Ferraz, está na Câmara dos Deputados, desde a manhã desta terça-feira, percorrendo as lideranças de partidos com o objetivo de sensibilizar os líderes com relação à importância de manutenção do Fundo Constitucional do DF.

A Câmara dos Deputados precisa apreciar as mudanças feitas no Senado no texto do PL 93/2023, do arcabouço fiscal. Entre as alterações feitas e aprovadas no Senado está a retirada do Fundo Constitucional dos cortes que o governo federal precisará fazer para economizar nas contas públicas.

Saiba Mais