Vandalismo

Após fuga, carros são queimados em Unidade de Internação de Planaltina

Segundo a ocorrência da PCDF, um dos portões da unidade estava com o cadeado arrebentado, sendo o possível local de entrada dos autores

Carros foram queimados e quebrados, na noite desta segunda-feira (4/7), na Unidade de Internação de Planaltina (Unire), localizada próximo do Bairro de Fátima na região. Um dos veículos ficou totalmente destruído pelo fogo. De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal, um dos portões da unidade estava com o cadeado arrebentado, sendo o possível local de entrada dos autores.

Saiba Mais

Segundo a ocorrência policial, um funcionário estava de plantão quando percebeu que um veículo estacionado no órgão estava pegando fogo. De imediato, ele acionou os demais servidores da unidade, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do DF.

Ao chegar ao local, os bombeiros apagaram o incêndio. No entanto, o carro, um Fiat Mobi, teve todo o motor queimado e parte do estofamento interno danificado pelo fogo. A proprietária do automóvel pediu a perícia no veículo. Outros dois veículos tiveram os vidros quebrados.

O funcionário acrescentou que as equipes plantonistas fizeram uma ronda pelo local e descobriram que um dos portões, que fica na lateral da unidade, estava com o cadeado arrebentado, sendo o possível ponto de entrada dos autores do incêndio.

Segundo uma testemunha relatou ao Correio, na semana passada, dois adolescentes que teriam ligação com o Comboio do Cão fugiram pela parte de trás da unidade, onde funcionam as atividades de horta. Nesta última noite, eles teriam invadido o local pela parte do estacionamento, queimando um veículo e depredando outros dois. “Essas ocorrências de fuga tinham acabado. Há anos não ocorria”, comenta o informante, que não quis se identificar.

A Polícia Militar deu apoio nas diligências externas, mas não foram localizados os autores do crime. A 16ª Delegacia de Polícia investiga os fatos. A Uip é uma unidade operativa pública que atende jovens e adolescentes do sexo masculino em cumprimento da medida socioeducativa de internação.

Ao Correio, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) informa que está tomando todas as medidas necessárias para solucionar as duas ocorrências no menor tempo possível, sendo tratadas pelo órgão e forças policiais. “Referente ao fato ocorrido na Unire, na quinta-feira (29/6), os dois jovens em cumprimento de medidas socioeducativas que evadiram do local, enquanto realizavam uma atividade da Unidade, seguem sendo procurados pelas instâncias policiais”, pontua em nota.

Material cedido ao Correio -
Material cedido ao Correio -

Saiba Mais