Trânsito

Viaduto de Sobradinho atende 70 mil motoristas diariamente

Com 1,2km de extensão, o elevado foi erguido às margens da BR-020, na altura do Estádio Augustinho Lima e do acesso à Rota do Cavalo

Demanda antiga da comunidade da parte norte do Distrito Federal, o viaduto de Sobradinho foi inaugurado neste sábado (1º/7), com a presença do governador Ibaneis Rocha (MDB). Com extensão de 1,2km, o elevado foi erguido às margens da BR-020, na altura do Estádio Augustinho Lima e do acesso à Rota do Cavalo.

O complexo viário leva o nome do Padre Jonas Vettoraci, líder religioso e ex-deputado distrital que foi administrador regional de Sobradinho na década de 1980. A obra beneficia 70 mil motoristas que passam pelo local diariamente e foi executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), com investimentos superiores a R$ 33,2 milhões, oriundos do orçamento do governo e de emenda parlamentar da bancada federal.

"Tenho que agradecer toda a classe política do DF que trabalha unida: deputados distritais, federais e senadores. Nós temos dado uma lição de política para o Brasil com essa união. Esse viaduto é a prova dessa união", disse Ibaneis, na solenidade de entrega. "Começou com o Complexo Viário Joaquim Roriz (saída Norte) e, hoje, entregamos este viaduto. Ainda vamos fazer a terceira faixa até Planaltina, o viaduto de acesso à cidade, e incluímos, agora, no nosso planejamento a DF-128, que liga à Brasilinha", adiantou o governador.

A obra incluiu serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical, muro de terra armada, obras complementares e ações de acessibilidade e urbanismo, além de uma passagem para pedestres. As faixas de rolamento que passam por cima do elevado já estavam funcionando desde 23 de junho, no sentido Plano Piloto. Neste sábado (1º/7), foram liberadas as faixas do sentido contrário. Ambos os lados contam com uma terceira faixa exclusiva que será utilizada futuramente pelo BRT.

O presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur, lembrou que o local onde hoje está o viaduto sofria com congestionamentos frequentes. "A gente vinha do Complexo Joaquim Roriz até a região de Sobradinho e esse ponto dava um nó no trânsito, porque se atravessa com retornos aqui. Com duas faixas indo para Planaltina e outras duas voltando para Brasília, acabou com esse ponto de entroncamento aqui", disse Nacfur.

Com a construção da terceira faixa, segundo Fauzi, não haverá necessidade de alargamento da via posteriormente. "É uma obra pensada para mobilidade sustentável. Infelizmente, aqui era um ponto de muitos atropelamentos, pois é um ponto de atravessamento de pedestres entre Sobradinho e a Rota do Cavalo e Nova Colina. Quando você joga o trânsito da BR para cima do viaduto, a travessia é mais segura, tanto para ciclista quanto para o pedestre", explica.

"Aqui temos caminho para o Piauí, Fortaleza (CE), Formosa (GO), Chapada dos Veadeiros. Todo mundo que sai e chega por aqui. Quando você resolve esse ponto, melhora a fluidez do trânsito de todas as pessoas que passam por aqui", destaca o presidente do DER, que também esclareceu que as ciclovias estão previstas para serem feitas futuramente, já que o trânsito pesado foi transferido para a parte superior do viaduto.

João Cardoso/Agência Brasília - Viaduto de Sobradinho recebeu o nome de Complexo Viário Padre Jonas Vettoraci

Segurança

O administrador regional de Sobradinho, Gutemberg Gomes, ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento da cidade. "Quando eu era bem jovem, isso aqui era uma via só. A BR-020 não era nem duplicada. Desde lá, nós já tínhamos esse problema com engarrafamento, com muitos acidentes. De lá para cá, depois da duplicação, aumentou o fluxo. A comunidade carecia pela questão dos engarrafamentos", afirmou.

O administrador ainda destacou que Sobradinho é uma cidade grande, onde funcionam muitas empresas. "Muitas vezes, devido à dificuldade do trânsito, as pessoas não queriam acessar a cidade", informou. Gomes também frisou os benefícios para a região norte do DF. "Nós temos Planaltina, Planaltina de Goiás, Formosa (GO), temos toda a área rural de Planaltina, que é a maior do DF. Em Sobradinho, de forma muito específica, nós temos a Nova Colina, que será muito beneficiada. A comunidade não vai mais precisar acessar a BR para ir para dentro da cidade. Quem vem de lá, vai passar por baixo do viaduto e já vai estar em Sobradinho", explica o gestor.

Pedro Marra/CB - Uelington da Silva e Fabiane Pereira

Uelington da Silva, 45 anos, que mora em um condomínio na região, comemorou a inauguração. Diariamente, ele se desloca para trabalhar no Plano Piloto e conta que era muito desgastante e até perigoso. "Só a faixa de pedestre já é uma grande segurança pra gente, que tinha de atravessar a pista correndo. Agora, acho que o fluxo vai ficar melhor. Espero que não tenha mais engarrafamentos", avalia. A esposa de Uelington, Fabiane Pereira, 32, também está aliviada. "Imagina a gente passar por esse sufoco de cruzar a via, às vezes, carregando sacola. Agora, vai melhorar", comemora.

Saiba Mais

 

Viaduto

Início da obra: fevereiro de 2022

Custo: R$ 33,2 milhões

Extensão: 1,2 km 

Local: altura do do Estádio Augustinho Lima e do acesso à Rota do Cavalo

Motoristas beneficiados: 70 mil/dia