A Seleção Brasileira perdeu para a França por 2x1, na manhã deste sábado (29/7). No segundo jogo da fase de grupos da Copa do Mundo de Futebol Feminino na Austrália e na Nova Zelândia, a equipe da técnica Pia Sundhage encontrou dificuldades com a marcação forte das francesas. O Brasil até chegou ao empate com um gol de Debinha no início do segundo tempo. Nesta etapa, o time verde-amarelo ainda encara a Jamaica na próxima quarta-feira (2/8).
Às 7h, no horário de Brasília, a árbitra Kate Jacewicz apitou o início do jogo. Já nos primeiros minutos, as francesas pressionaram a Seleção Brasileira para forçar o erro e tentar abrir o placar. Com uma marcação alta, as europeias não davam chance para a equipe verde-amarela ficar com a bola.
Após perder a bola no meio de campo, o Brasil tomou um susto aos 12 minutos. A goleira Letícia se esticou para defender o chute da Le Sommer, artilheira da seleção francesa. A primeira chegada da Seleção Brasileira foi aos 14 minutos de bola parada com a Adriana, após falta marcada próximo à grande área. Atentas ao jogo e procurando um erro da equipe verde-amarela, aos 17 minutos, Le Sommer abriu o placar do jogo com um gol de cabeça, após um lançamento de Karchaoui e uma assistência de Diani.
Logo após sofrer o gol, a Seleção Brasileira despertou para o jogo. Uma roubada de bola de Debinha no campo de defesa da França criou uma boa oportunidade de ataque para o Brasil. No entanto, Adriana chutou para fora. Com os erros de passe e perdendo as divididas de bola, a equipe verde-amarela tentava se encontrar e controlar a partida. A meio-campista Toletti tomou um cartão amarelo ao tentar parar a Adriana em uma jogada de contra-ataque rápido.
No segundo tempo, as brasileiras retornaram para o campo em busca do gol de empate e mudaram a postura. Pressionando e ficando com a posse de bola, a Seleção chegou com uma assistência de Kerolin para o gol de Debinha, que marcou pela primeira vez neste mundial aos 13 minutos. Após igualar o placar, a técnica Pia substituiu a Geyse e colocou a Andressa Alves para o jogo. A goleira Lele fez uma bela defesa no chute de Geyoro para o que seria o segundo gol da França.
As duas seleções criaram oportunidades para sair com a vitória e somar os três pontos. Aos 35 minutos, Pia mexeu no time mais uma vez, colocando a atacante Bia Zaneratto no lugar de Adriana. Três minutos depois, a zagueira Renard marcou de cabeça para a França após cobrança de escanteio e em um erro de marcação da Seleção Brasileira. No fim do segundo tempo, Mônica, Marta e Ana Vitória entraram em campo. Mesmo com as mexidas, o Brasil não conseguiu empatar novamente a partida e sofreu a primeira derrota na competição.
Em 12 confrontos, a França segue invicta contra o Brasil. As europeias são consideradas favoritas à liderança do Grupo F. Na primeira rodada, as francesas empataram com a Jamaica. Já a Seleção Brasileira goleou o Panamá. Apesar da derrota, o sonho do título mundial inédito continua vivo para o Brasil. A equipe comandada pela técnica Pia vai encarar as jamaicanas para às 7h, de quarta-feira (2/8).
Ficha técnica
Brasil 1 x 2 França
1 BRASIL
Letícia Izidoro; Antônia (Mônica), Lauren, Rafaelle e Tamires; Luana, Adriana (Bia Zaneratto), Ary Borges (Ana Vitória) e Kerolin; Debinha (Marta) e Geyse (Andressa). Técnica: Pia Sundhage
2 FRANÇA
Pauline Peyraud-Magnin; Maelle Lacrar, Wendie Renard, Sakina Karchaoui e Eve Perisset; Sandie Toletti, Grace Geyoro e Kenza Dali (Lea Le Garrec); Eugenie Le Sommer (Vicki Becho), Kadidiatou Diani e Selma Bacha. Técnico: Herve Renard
Gols: Debinha; Eugenie Le Sommer e Wendie Renard
Árbitra: Kate Jacewicz
Local: Estádio Brisbane, em Brisbane (Austrália)
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.