Alguns serviços públicos do Distrito Federal vão funcionar com horários alterados, neste sábado (29/7), devido ao ponto facultativo no Distrito Federal. O motivo se deve ao jogo da Seleção Brasileira de futebol contra a França pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina.
- Dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo será feriado no país?
- Governo decreta ponto facultativo em jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina
- A saga para completar o álbum da Copa do Mundo feminina no DF
Em 18 de julho, a então governadora em exercício do DF, Celina Leão, assinou o decreto nº 44.740 de ponto facultativo durante jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
A proposta é de início de jornada de trabalho para servidores públicos após as partidas, pautada na diferença de fuso horário em relação à Austrália e à Nova Zelândia, sedes do torneio esportivo. Com isso, fica estabelecido o começo do expediente, no máximo, em duas horas depois do fim das partidas.
Para os duelos da fase de grupos, é possível realizar essa conta. Com dois dos três jogos durante a semana, o postergar da ida ao trabalho ocorrerá nas manhãs de 24 de julho e 2 de agosto. Na estreia do Brasil contra o Panamá, na última segunda-feira (24/7), às 8h, o início do expediente valeu a partir das 12h, enquanto na terceira rodada, contra a Jamaica, às 7h30, o ponto deverá ser batido às 11h.
Confira a seguir os horários de funcionamento dos serviços e os pontos de vacinação para todos os públicos.
Emergências
As emergências dos hospitais regionais, das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e da Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, em plantão 24h.
Emergência odontológica
A emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) funciona em plantão 24 horas, de forma ininterrupta.
Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
As UBSs não abrem neste sábado (29/7), mas retornam na próxima segunda-feira (31/7), a partir das 7h.
Farmácias de Alto Custo
As unidades vão estar fechadas excepcionalmente neste sábado, retornando o atendimento na segunda-feira, a partir das 7h.
Pontos de vacinação
Neste sábado, haverá nove locais de vacinação, com destaque para o Terraço Shopping, na Octogonal, e o Terminal Rodoviário de São Sebastião, ambos com atendimento a partir das 11h. Também haverá vacinação disponível em cinco Unidades Básicas de Saúde e em uma farmácia no Setor O, em Ceilândia. A lista completa com endereços e horários está disponível aqui.
Vacinação antirrábica
A campanha exclusiva para cães e gatos a partir dos três meses, inclusive fêmeas prenhas ou que estejam amamentando, ocorrerá em 15 locais de atendimento. Confira aqui a lista completa.
Centros de Atenção Psicossocial (Caps)
Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo 3 e Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas 3 (Caps AD 3) vão funcionar de forma ininterrupta. Os Caps dos tipos 1 e 2, inclusive Caps AD 2 e o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), não abrem aos sábados.
Ambulatórios e Policlínicas - não funcionam aos sábados e retomam atendimento normal na segunda-feira (31), a partir das 7h.
Hemocentro – aberto para doação de sangue e cadastro como doador voluntário de medula óssea das 11h15 às 18h.
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – atendimento 24 horas, pelo telefone 192.
Unidades do Na Hora
A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) informa que as unidades do Na Hora não irão abrir neste sábado. Como as unidades do Na Hora funcionam pela manhã aos sábados, os locais não terão atendimento à população excepcionalmente nessa data.
O próximo jogo da seleção brasileira será em 2 de agosto, contra a Jamaica. De acordo com o decreto 44.740, que permitiu um horário de expediente diferenciado para órgãos da Administração Pública do DF em virtude dos jogos da seleção na Copa, o expediente começará às 11h.
Confira abaixo os contatos das unidades ligadas à Sejus que funcionam em regime de plantão neste sábado.
Conselho Tutelar e Centro Integrado 18 de Maio
As unidades do Conselho Tutelar e Centro Integrado 18 de Maio estarão fechadas.
No entanto, as demandas urgentes dos Conselhos Tutelares podem ser registradas pelo telefone 125, contato da Coordenação do Sistema de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca), canal de comunicação entre a população do DF e o poder público.
As demandas urgentes do Centro Integrado 18 de Maio serão atendidas pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h.
Pró-Vítima
Os Núcleos do Programa Pró-Vítima estarão fechados. No entanto, atendendo em regime de plantão por meio do telefone (61) 98314-0620.
Saiba Mais
Com informações da Secretaria de Saúde e Justiça e Cidadania
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.