Mais de 1,2 mil litros de leite contaminados do tipo temperatura ultra-alta (UHT) foram apreendidos pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) entre 24 e 28 de julho. A autarquia informou, nesta sexta-feira (28/7), que a operação foi iniciada depois de o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) constatar a contaminação do produto da marca Natville em uma fábrica em Sergipe.
- Procon-SP notifica Nestlé por produtos com soro de leite que copiam originais
- Gigante francesa Lactalis é indiciada em caso de leite infantil contaminado
- Polícia prende grupo acusado de adulterar leite com soda cáustica em MG
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também atuou no caso e suspendeu a comercialização, distribuição e uso dos lotes fabricados entre janeiro e maio de 2023. O Procon descobriu a irregularidade ao rastrear estabelecimentos pelas notas fiscais de venda dos produtos e comparecer aos mercados que os adquiriram. No Distrito Federal, foram feitas apreensões em Planaltina e Arapoanga.
Os mercados têm 20 dias para devolver os produtos impróprios para o consumo ao distribuidor ou ao fabricante. Esses locais serão multados somente se venderem o leite da marca Natville, que é armazenado em embalagem Tetra Pak, conhecida pelo consumidor como leite de caixinha longa vida. A operação do Procon prossegue na próxima semana.
A reportagem procurou a empresa Natville para se pronunciar sobre o caso, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestações.
Saiba Mais
- Cidades DF Brazlândia sedia campeonato nacional de quadrilhas juninas
- Cidades DF Dois sequestradores que mantinham comerciante em cativeiro estão foragidos
- Cidades DF Publicada autorização de ocupação do Pátio Ferroviário de Brasília
- Cidades DF Exército admite que não produziu relatórios sobre acampamento no QG
Com informações do Procon-DF
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.