São João

Brazlândia sedia campeonato nacional de quadrilhas juninas

Mais de 20 grupos irão disputar. As juninas Pau Melado e Êta Lasquêra, de Samambaia, irão representar o Distrito Federal na competição

Samuel Calado
postado em 28/07/2023 13:24 / atualizado em 28/07/2023 14:52
Quadrilha Junina Êta Lasquera, da Samambaia.  -  (crédito: Samuel Calado/CB)
Quadrilha Junina Êta Lasquera, da Samambaia. - (crédito: Samuel Calado/CB)

Grupos de quadrilhas juninas de vários estados brasileiros estarão neste final de semana, dias 28, 29 e 30 de julho, em Brazlândia, no Distrito Federal, para competir na 8ª edição do Campeonato Brasileiro promovido pela Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas (Conaqji). O evento é gratuito e faz parte das celebrações dos 90 anos da Região Administrativa. Além das apresentações, o público poderá conferir shows de cultura popular e feira de alimentação com comidas típicas no arraial montado na Vila São José. 

As juninas Pau Melado e Êta Lasquêra, de Samambaia, vão representar o Distrito Federal na competição. Ambas trazem em sua essência a resistência e a raiz nordestina. A quadrilheira Erika Guedes, noiva da Êta, disse que é uma honra para o grupo participar de um evento com projeção nacional. “Para a gente, ter essa visibilidade é muito legal. Trazemos o cangaço como tema central com o protagonismo para o casal Lampião e Maria Bonita. Poder mostrar o nosso trabalho é muito importante. Nós estamos com um grupo que tem 70% de pessoas que nunca dançaram quadrilha e vão ter a oportunidade de experimentar uma competição nacional”.

Nas imagens aparecem brincantes de quadrilhas juninas dançando vestidos de cangaceiros.
Quadrilha Junina Pau Melado, da Samambaia. (foto: Samuel Calado/CB)

Além das representantes do quadradinho, irão se apresentar as juninas da Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, Paraíba, Piauí, Goiás, Alagoas, Minas Gerais, Sergipe, Roraima, Pará, São Paulo, Ceará, Amapá e Amazonas. De acordo com o presidente da Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas e marcador da Pau Melado, Hamilton Tatu, a expectativa é reunir mais de 30 mil pessoas este ano. “Só o movimento junino em si já vai levar um grande público. A festa foi feita em um bairro de Brazlândia, onde não se tinha a tradição de se fazer festa junina. Desta vez o São João foi para dentro da comunidade”.

Avaliação
No processo avaliativo, os grupos serão julgados pela temática, marcador, figurino, coreografia, harmonia, casamento e repertório musical. O presidente do júri, Júnior O’hara, revela que é sempre um grande desafio para os jurados, tendo em vista que cada estado tem sua maneira de dançar e fazer quadrilha junina. “Conseguir fazer um nacional e fazer um resumo sobre isso é bastante desafiador para cada jurado, pela maneira que cada estado tem pela sua dança, repertório e marcação. Existe uma diferença muito grande, no marcador, por exemplo, existem estados onde o marcador não tem voz e realizam movimentos com a mão”.

Por questões estruturais de transporte e acomodação, nas competições de nível nacional, geralmente os grupos se apresentam com uma quantidade menor de participantes. Júnior pontua que esse fator não prejudica os grupos na avaliação. “O olhar do júri está direcionado ao alinhamento, aos desenhos coreográficos, às transições entre os movimentos e também na questão da composição de cortes do figurino”, acrescenta o bailarino e coreógrafo.

Nas imagens aparecem brincantes de quadrilhas juninas dançando vestidos de cangaceiros.
Quadrilha Junina Êta Lasquera, da Samambaia. (foto: Samuel Calado/CB)


Brazlândia das tradições
A administradora regional substituta de Brazlândia, Waldinéia Carvalho Pereira, comemorou a escolha da cidade para sediar o campeonato. "Estamos felizes! Considerando que Brazlândia respira muitas tradições e festas tradicionais, entre elas a Festa do Divino, Folia do Divino, Festa do Morango, Festa da Goiaba e agora esse campeonato. São 18 estados que estarão presentes em nossa cidade. É motivo de muito orgulho poder recebê-los aqui".

Para coordenador geral do evento, Michael Helry, além de valorizar as tradições juninas, o festival irá promover o encontro e trocas de saberes entre os brincantes. "O Campeonato é uma oportunidade única de celebrar a nossa cultura e valorizar as tradições juninas e Brazlândia se tornará o epicentro dessa celebração cultural, recebendo de braços abertos o público que deseja vivenciar um verdadeiro e emocionante espetáculo junino. Estamos empenhados em oferecer uma experiência incrível aos espectadores e participantes, reunindo os melhores grupos do país e proporcionando um espetáculo memorável".

Nas imagens aparecem brincantes de quadrilhas juninas dançando vestidos de cangaceiros.
Quadrilha Junina Pau Melado, da Samambaia. (foto: Samuel Calado/CB)

Confira a programação completa:


Sexta (28/7)

A partir das 20h

Quadrilha Pé de Moleke
Quadrilha Tengo Lengo
Quadrilha Arraia Chapéu de Palha
Quadrilha Arriba Saia
Quadrilha Santo Afonso

23h - Show com Thal Matos

Sábado (20/7)

18h00 - Show de Abertura com Fernando Mangabeira e Trio
19h30 - Nação Junina (TO)
20h15 - Asa Branca (BA)
21h00 - Flor do Amor (MA)
21h45 - Gonzagão (RJ)
22h30 - Pau Melado (DF)
23h15 - Rosa dos Ventos (PB)
00h00 - Lua de Prata (PI)
00h45 - Chamego Bom (GO)
01h30 - Luar do Sertão

Domingo (21/7)

17h00 - Show de Abertura com Colo de Mainha
18h00 - Arraial Pé Roxo (MG)
18h45 - Xodó da Vila (SE)
19h30 - Êta Lasquêra (DF)
20h15 - Garraxé (RR)
21h00 - BigBen Show (PA)
21h45 - Sacode Poeira (SP)
22h30 - Arraiá do Conselheiro (CE)
23h15 - Estrela do Norte (AP)
00h00 - Caipira na Roça (AM)


Serviço
Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas, dias 28, 29 e 30 de julho, às 19h, na Vila São José, Q 37 Q 36, Conjunto C, Brazlândia (DF). Entrada gratuita. 

 

  • Quadrilha Junina Êta Lasquera, da Samambaia.
    Quadrilha Junina Êta Lasquera, da Samambaia. Foto: Samuel Calado/CB
  • Quadrilha Junina Pau Melado, da Samambaia.
    Quadrilha Junina Pau Melado, da Samambaia. Foto: Samuel Calado/CB
  • Quadrilha Junina Pau Melado, da Samambaia.
    Quadrilha Junina Pau Melado, da Samambaia. Foto: Samuel Calado/CB
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação