Cultura

Encontro de Culturas reúne diversidade e arte na Chapada dos Veadeiros

O último dia do evento, que está na 23ª edição, ocorre neste sábado (29/7) e celebra a riqueza e diversidade das manifestações artísticas do estado e de todo o país

Correio Braziliense
postado em 28/07/2023 11:37 / atualizado em 28/07/2023 14:02
O encontro ocorre até este sábado (29/7), na Chapada dos Veadeiros -  (crédito: Instagram @encontrosdeculturastradicionais)
O encontro ocorre até este sábado (29/7), na Chapada dos Veadeiros - (crédito: Instagram @encontrosdeculturastradicionais)

 Neste sábado (29/7), o coração cultural de Goiás bate mais forte com o último dia de realização do Encontro de Culturas. O evento, que está na 23ª edição, ocorre na comunidade da Vila de São Jorge, localizada na entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O encontro celebra a riqueza e a diversidade das manifestações artísticas do estado e de todo o país. Além de promover uma intensa troca de experiências, a celebração reúne uma multidão de pessoas em busca de um mergulho nas tradições e identidades que compõem a cultura brasileira.

Juliano George Basso, idealizador, coordenador do evento e presidente da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, que organiza a celebração, destacou que o evento também é um espaço para reunir e levantar diversas bandeiras fortes, como a preservação das culturas tradicionais e populares, a agenda ecológica e a diversidade.

No evento, além das manifestações tradicionais de inúmeras culturas de todo o país, são organizados shows, feiras e locais com foco em aprendizados e vivências das culturas tradicionais. E o melhor: é totalmente gratuito e aberto ao público. Para saber mais e participar, basta procurar por @encontrodeculturastradicionais e @aldeiamultietnica nas redes sociais.

Reconhecimento

O Encontro de Culturas também foi reconhecido como Patrimônio Imaterial do estado de Goiás, após aprovação da Lei Estadual nº 22.007. O projeto de lei é de autoria do deputado estadual Coronel Adailton (Solidariedade-GO) e foi sancionado pelo governador Ronaldo Caiado no dia 13 de junho. Com isso, se tornou oficial o reconhecimento desse evento tradicional e significativo para a identidade cultural da região.

Basso comemorou a conquista, a qual, para ele, vem em reconhecimento a longos anos de trabalho. Entretanto, ele ressaltou que é uma grande responsabilidade mostrar o quão rica é a cultura goiana. Ele também destacou que não só em julho, mas em todos os meses do ano, são trabalhadas diversas culturas tradicionais em eventos organizados pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.

O evento também foi selecionado pelo Ministério da Cultura (MinC), em 2006, por meio do Prêmio Cultura Viva, como uma das melhores iniciativas em prol das Culturas Populares e Tradicionais. O encontro também recebeu, em 2015, o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que contempla grandes iniciativas de gestão compartilhada e promoção do Patrimônio Cultural. E em 2017, a iniciativa recebeu o Prêmio Culturas Populares — Edição Leandro Gomes de Barros, promovido pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC.

Não fique de fora!

Encontro de culturas e como participar
Até sábado (29/7), na Vila de São Jorge (GO), estrada para o Vale Verde, a 20 km de Alto Paraíso de Goiás (GO). Realização da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Informações: @encontrodeculturastradicionais e @aldeiamultietnica
www.encontrodeculturas.com.br
www.aldeiamultietnica.com.br

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação