Clima

Quinta-feira (27/7) será de sol e poucas nuvens em Brasília

A temperatura mínima agora pela manhã, no DF, foi de 9ºC e a máxima deve chegar aos 29ºC. No entanto, é preciso ter cuidado com a baixa umidade, que pode chegar a 15%

Carlos Silva*
postado em 27/07/2023 09:02
 A probabilidade de chuva é praticamente nula -  (crédito: Ed Alves/CB)
A probabilidade de chuva é praticamente nula - (crédito: Ed Alves/CB)

O frio deve dar uma trégua aos brasilienses nesta quinta-feira (27/7). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de tempo aberto, ensolarado e pouca nebulosidade. A temperatura mínima agora pela manhã, no DF, foi de 9ºC e a máxima deve chegar aos 29ºC. A probabilidade de chuva é praticamente nula.

Se as temperaturas aumentaram, o mesmo não pode ser dito sobre a umidade relativa do ar na capital. Agora no início do dia, o índice foi de 80%, mas pode alcançar os 15% nos períodos mais quentes. As rajadas de vento devem se manter de fracas a moderadas.

De acordo com a meteorologista Daisy Moraes, essas são condições normais da estação climática atual, o inverno, que tem características de clima mais seco e com temperaturas mais baixas. “Não é algo atípico. Além disso, também temos uma massa de ar seco atuando na região, o que também influencia nessa queda de umidade”, explicou.

Alerta

Com o aumento das temperaturas e uma queda expressiva na umidade, o DF pode ter alerta para baixa umidade relativa do ar. Segundo Daisy, há risco de emissão de alerta laranja para a capital. Por isso, além de se preparar para um dia de calor, é preciso tomar os cuidados necessários para esse tipo de situação. Confira algumas dicas recomendadas pela Defesa Civil:

- Mantenha uma boa hidratação e leve consigo, sempre que possível, uma garrafa para reposição de líquidos.
- Umedeça periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
- Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
- Mantenha a adequada limpeza dos ambientes. Isso evita o acúmulo de pó e surgimento de ácaros e fungos, o que ajuda a reduzir crises alérgicas.
- É necessário dar especial atenção à crianças e idosos e monitor principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
- Se possível, reduza ou suspenda as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
- Dê preferência a refeições leves.
- Fique atento a previsão do tempo e alertas emitidos

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação