Previsão do tempo

Após mínima de 11,9°C, Inmet prevê tarde quente nesta quarta (26/7) no DF

Segundo o instituto, a temperatura máxima pode chegar a 29°C. Além disso, o dia será de predomínio de sol com variação na nebulosidade

Júlia Eleutério
postado em 26/07/2023 08:25 / atualizado em 26/07/2023 08:26
A tarde promete ser de calor com os termômetros marcando 29°C no período -  (crédito: Ed Alves/CB)
A tarde promete ser de calor com os termômetros marcando 29°C no período - (crédito: Ed Alves/CB)

Tempo típico do inverno brasiliense, os moradores da capital federal acordaram com o clima frio nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (26/7). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima foi de 11,9°C, na região de Planaltina. No entanto, a tarde promete ser de calor com os termômetros marcando 29°C no período.

Meteorologista do Inmet, Jeane Lima destaca que, além da tarde quente, o dia também será seco. “A umidade mínima pode chegar a 25% em Brasília e 30% nas demais regiões”, comenta. A máxima registrada pela manhã foi de 80%.

Para o período da tarde, também há aumento na quantidade de nuvens e os ventos podem ficar entre fraco e moderado. “O tempo vai ser de sol com variação na nebulosidade e sem previsão de chuva”, ressalta a meteorologista.

Jeane explica ainda que há uma massa de ar seco atuando na região do DF. “Essa característica atmosférica que está proporcionando esse tempo”, avalia a especialista.

Cuidados

Devido à baixa umidade, a Defesa Civil alerta para alguns cuidados necessários para esse período de seca. Confira:

  • Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
  • Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
  • Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
  • Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
  • Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
  • Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
  • Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
  • Dar preferência a refeições leves.
  • Usar roupas leves, chapéu ou boné.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação