Saúde

Duas áreas são cogitadas para receber o Hospital Regional da Fercal

O Deputado Distrital Ricardo Vale (PT) anunciou que duas áreas próximas a Rodovia-150 estão sendo avaliadas para sediar a construção do Hospital Regional da Fercal, que tem previsão de atender mais de 30 mil pessoas

João Carlos Silva*
postado em 25/07/2023 17:43 / atualizado em 25/07/2023 17:54
A nova unidade pública de saúde tem previsão de atender mais de 30 mil pessoas do DF e Entorno -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
A nova unidade pública de saúde tem previsão de atender mais de 30 mil pessoas do DF e Entorno - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

A Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) anunciou que foram mapeados duas localidades viáveis para a construção do Hospital Regional da Fercal, nas proximidades da Rodovia-150 de acesso à Região Administrativa (RA). Os terrenos têm 2 hectares, suficientes para construções de grande porte, o que possibilita o atendimento dos mais de 30 mil habitantes da Fercal, de Sobradinho II e de demais áreas da Região Norte.

O anúncio foi feito pelo Deputado Distrital Ricardo Vale (PT), que recebeu a informação de técnicos da companhia. Segundo o parlamentar, a ocupação desordenada da região dificultou a delimitação dos espaços para equipamentos públicos. ”Essa questão era o maior impeditivo para o sonho da unidade de saúde e conseguimos superá-la. Agora, precisamos lutar por recursos para concretizar esse sonho”, declara Vale.

O petista também voltou a falar sobre o problema de superlotação observado atualmente no Hospital Regional de Sobradinho, onde recentemente foram divulgadas cenas mostrando o caos do local, por parentes de pacientes, via redes sociais.

Após receber a resposta da Terracap, o distrital contatou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que se comprometeu a verificar a possibilidade de encaminhamento do pleito junto ao orçamento do DF para a saúde. Agora, o Governo do Distrito Federal (GDF) poderá escolher uma das áreas indicadas, que são propriedades privadas estimadas em R$ 2 milhões.

 

* Estagiário sob supervisão de Hylda Cavalcanti

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação