Democracia

Ibaneis institui o 8 de janeiro como o Dia em Defesa da Democracia

Texto foi sancionado nesta sexta. Agora, todo 8 de janeiro será comemorado o Dia em Defesa da Democracia no Distrito Federal

Pablo Giovanni
postado em 21/07/2023 19:56 / atualizado em 21/07/2023 19:58
08/01/2023. Credito: Ed Alves/CB/D.A Press. Manifestantes invadem Congresso, STF e Palacio do Planalto. -  (crédito:  Ed Alves/CB)
08/01/2023. Credito: Ed Alves/CB/D.A Press. Manifestantes invadem Congresso, STF e Palacio do Planalto. - (crédito: Ed Alves/CB)

O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou, em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a lei que torna o dia 8 de janeiro como o Dia em Defesa da Democracia.

O projeto de lei é de autoria do deputado distrital Gabriel Magno (PT). O PL foi aprovado no plenário da Câmara Legislativa (CLDF) em 27 de junho, instituindo o 8 de janeiro — dia dos atos golpistas — no Calendário Oficial de Eventos do DF. Nos atos daquele final de semana, manifestantes invadiram os prédios da Praça dos Três Poderes, inconformados com o resultado das urnas de outubro do ano passado.

Quando o projeto foi votado no plenário, o PL teve apenas um voto contrário, do distrital Thiago Manzoni (PL). Com a sanção, o texto passa a valer imediatamente. Ou seja, 8 de janeiro de todos os anos será uma data em defesa da democracia.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação