Previsão do tempo

DF registra mínima de 8,9°C nesta manhã; máxima deve chegar a 30°C

Segundo o Inmet, umidade relativa do ar pode chegar a 20% nas horas mais quentes do dia

Júlia Eleutério
postado em 11/07/2023 08:13
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Os brasilienses amanheceram com o frio típico desta época do ano, na manhã desta terça-feira (11/7). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 8,9°C na região de Planaltina. No entanto, o instituto destaca a amplitude térmica para o período, com a temperatura máxima podendo chegar a 30°C.

Meteorologia do Inmet, Jeane Lima pontua que não há chances de chuvas e muitas mudanças em relação aos dias anteriores. “Predomínio de sol com poucas nuvens ao longo do dia”, comenta. No Distrito Federal, o último registro de chuva foi no dia 17 de junho.

Além da amplitude térmica no decorrer do dia, também há variação na umidade relativa do ar. Pela manhã, quando as temperaturas estão mais baixas, o Inmet marcou 85% de umidade. Enquanto para o período da tarde com os termômetros mais elevados, a previsão é de 20%. “O DF ainda está sob influência de uma massa de ar seco”, avalia Jeane.

No último sábado (8/7), a capital registrou o dia mais frio do ano, com 6,8°C em Planaltina. No dia anterior, a mesma região já havia quebrado o recorde com 7,5°C.

A Defesa Civil faz as seguintes orientações à população neste período:

  • Tenha especial atenção com crianças, idosos e pessoas doentes.
  • Mantenha-se agasalhado. Proteja também as extremidades do corpo, use toucas e luvas.
  • Beba bastante líquido.
  • Evite manter os ambientes muito fechados. Mantenha sua casa e local de trabalho limpos e arejados.
  • Previna-se contra doenças respiratórias.
  • Procure agasalhar seu animal de estimação. Considere o uso de roupas de proteção. Abrigue-o em relação ao vento. Forre adequadamente o local de dormir.
  • Seja solidário. Doe agasalhos e cobertores para quem precisa. Carregue, se possível, esse material no carro. Encontrando alguém em situação de vulnerabilidade, faça a sua parte.
  • Se precisar permanecer ao ar livre, proteja-se do vento.
  • Em caso de necessidade, acione os serviços de emergência.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação