Governo

Ibaneis viaja de férias para Grécia e Celina assume GDF por 15 dias

Governador tinha viagem marcada para janeiro desse ano, mas teve de cancelar em decorrência do seu afastamento e dos atos de 8 de janeiro. Ele viajou ontem para a Grécia com a esposa e filhos

Pablo Giovanni
postado em 07/07/2023 16:28 / atualizado em 07/07/2023 16:30
 (crédito: Renato Alves/Agência Brasília)
(crédito: Renato Alves/Agência Brasília)

A vice-governadora Celina Leão (PP) assumiu o comando do governo do Distrito Federal por 15 dias, em substituição ao governador Ibaneis Rocha (MDB), que está de férias.

Ibaneis viajou para a Grécia na quinta-feira (6/7), junto com a primeira-dama Mayara Noronha e os filhos. O chefe do Executivo iria viajar em janeiro para os Estados Unidos (EUA), mas cancelou por conta da invasão de manifestantes nos prédios dos Três Poderes em 8 de janeiro e o afastamento dele do cargo, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Conforme previsto na Lei Orgânica do DF, o governador e a vice poderão se afastar durante 30 dias em cada ano de mandato. Celina ocupou o cargo de governadora por 66 dias no afastamento de Ibaneis, e, no mês passado, chegou a ser “lançada” pelo chefe do Executivo local para uma possível sucessão ao cargo no Palácio do Buriti.

Ibaneis está no segundo mandato de governador e não poderá concorrer a uma nova reeleição.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação