A noite desta segunda-feira (3/7) está sendo especial na capital. A primeira superlua no ano em Brasília ilumina toda a cidade. O fenômeno pode ser contemplado a olho nu a partir das 18h. Nesta terça-feira (4/7) também será possível apreciar, no mesmo horário.
O fenômeno da superlua ocorre devido ao início da fase de Lua cheia. Consiste no momento em que o satélite encontra-se mais próxima do planeta Terra.
“Isso faz com que a lua pareça maior, por isso o nome superlua”, explicou o professor de física e astronomia da Universidade de Brasília (UnB), Paulo Eduardo de Brito.
“A Lua nessas circunstância é tão brilhante que qualquer lugar onde se possa ver o horizonte torna-se um bom espaço para assistir o evento. Em lugares sem muita poluição luminosa, melhor ainda”, ressaltou Brito.
Lua dos Cervos
A superlua também é conhecida popularmente como Lua dos Cervos e recebe este nome por estar relacionada à época em que os chifres dos cervos voltam a crescer — todos os anos, a galhada dos machos cai no inverno e se regenera no verão do hemisfério Norte.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.