Trânsito

Viaduto de Sobradinho é inaugurado; obra custou mais de R$ 33 milhões

A obra foi iniciada em fevereiro de 2022. Cerca de 70 mil motoristas são beneficiados com o viaduto

Naum Giló
postado em 01/07/2023 17:45
 (crédito: Renato Alves/Agência Brasília)
(crédito: Renato Alves/Agência Brasília)

Foi inaugurado, na tarde deste sábado (1º/7), o viaduto de Sobradinho, que recebeu o nome de Complexo Viário Padre Jonas Vettoraci. O elevado tem 1,2 km de extensão e é localizado na altura Estádio Augustinho Lima e do acesso à Rota do Cavalo.

A obra foi executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e demandou investimento superior a R$ 33,2 milhões, integrados por recursos originários do orçamento do governo e de emenda parlamentar da bancada federal. O viaduto vai reduzir o tempo de deslocamento de cerca de 70 mil motoristas que passam pelo local diariamente.

Duas faixas que passam por cima do viaduto, no sentido Plano Piloto, já estavam funcionando desde 23 de junho. Na tarde deste sábado, foram liberadas as faixas do sentido Planaltina. Ambas as pistas contam com uma terceira faixa que futuramente funcionará exclusivamente para o BRT.

Iniciada em fevereiro do ano passado, a obra gerou 400 empregos diretos e indiretos. O nome do complexo viário é em homenagem ao sacerdote católico Jonas Vettoraci, líder religioso, ex-deputado distrital e administrador regional de Sobradinho na década de 1980.

Na inauguração, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), adiantou que uma terceira faixa até Planaltina também será construída, bem como o viaduto na entrada da cidade e a DF-128. “Esse viaduto é uma demanda muito antiga. Morei em Sobradinho durante muitos anos. Conheço a demanda de toda a região norte. Começamos com o Complexo Viário Joaquim Roriz e hoje entregamos o viaduto”, disse o governador.

*Com informações da Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação