Pablo Eduardo Viana de Sousa e Joário Barbosa Almeida foram condenados pela Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri do Gama, durante julgamento nesta terça-feira (27/6). Ambos vão responder por tentativa de homicídio.
A dupla tentou atingir um desafeto e eles acabaram ferindo uma mulher por engano. As penas foram fixadas em 8 anos e 2 meses de reclusão em regime inicial fechado; e 7 anos em regime aberto, respectivamente. Ambos estão soltos e poderão recorrer da decisão em liberdade.
Os jurados acolheram as qualificadoras propostas pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT): motivo fútil, perigo comum e recurso que dificultou a defesa das vítimas, que estavam confraternizando quando foram surpreendidas por disparos de arma de fogo.
O caso
O crime ocorreu em 3 de fevereiro de 2019, por volta das 6h30, em frente a um supermercado no Setor de Indústria do Gama. A confusão começou quando Pablo e Joário aproximaram-se de um carro onde estava um homem para cumprimentar uma das mulheres que o acompanhavam no local.
O mesmo teria ficado irritado com a aproximação da dupla e então se dirigiu para outro local, próximo de um supermercado e de um posto de gasolina. Os réus os seguiram e pararam o carro próximo às vítimas, foi quando Pablo efetuou disparos de arma de fogo visando atingir o homem, porém, por erro de pontaria, acertou uma mulher que estava em via pública.
Joário participou da tentativa de homicídio, apoiando o comparsa de maneira moral e conduzindo o carro utilizado para cometer o crime. A mulher atingida foi socorrida por populares e os réus fugiram do local.