Os brasilienses têm sentido as manhãs frias no Distrito Federal. Nesta terça-feira (27/6), a capital registrou a temperatura mínima de 9,6°C no Gama. No entanto, este não foi o dia mais frio do ano, o clima gélido já chegou a 9,2°C, no dia 19 de junho, sendo o menor registro até então. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima deve chegar a 26°C.
Meteorologista do Inmet, Andrea Ramos destaca que o tempo frio se mantém no DF. “A pouca nebulosidade favorece esse clima mais frio. Ao longo do dia vai aquecendo e sobe a temperatura”, comenta. A especialista pontua ainda os ventos de fraco a moderado presentes durante o dia que em conjunto com a umidade e a temperatura podem dar uma sensação térmica ainda menor.
Pela manhã, a umidade relativa do ar ficou em torno de 90%. No período da tarde, cai e chega a 30%. “Na parte da tarde, é bom evitar fazer atividades com exposição e caprichar na hidratação”, recomenda Andrea, ressaltando ainda que não há possibilidade de chuvas para a capital.
A especialista destaca também que a principal característica do inverno é esse frio e permanece essa tendência ao longo da semana. A nova estação teve início no dia 21 de junho. No decorrer do inverno, a umidade pode abaixar ainda mais”, pontua Andrea. No Gama, a temperatura de 9,6°C já havia sido registrada em 20 de maio.