SAÙDE NO TRABALHO

Ação no DF que prevê melhora na qualidade de vida dos servidores é premiada

Há três anos, a iniciativa Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali) foi fundada para ajudar garantir a saúde psíquica de servidores públicos no ambiente de trabalho. Os trabalhos realizados pelo projeto já angariaram prêmios pelo Brasil.

Criada para gerar bem-estar no espaço de trabalho para os 170 mil servidores públicos do Distrito Federal, a Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali) é o único órgão desse tipo no Brasil. Esse trabalho rendeu à administração da Capital o prêmio da Associação Brasileira de Qualidade de Vida, de São Paulo.

O programa é norteado pelo plano de qualidade de vida, documento que orienta o programa Qualidade de Vida no Trabalho. “Além disso, os servidores nos dão retornos muito positivos. Eles percebem que essas iniciativas são uma sinalização clara da alta gestão do GDF no cuidado com o ambiente de trabalho e com a saúde dos funcionários públicos.”, afirma Epitácio.

 

Saúde do trabalhador

Uma dessas iniciativas da Sequali é o Espaço Qualidade de Vida, um ambiente alocado no último andar do prédio anexo ao Palácio do Buriti, onde recebe visitas diárias de trabalhadores como Camilla Peres, funcionária da Secretaria de Planejamento (Seplad) que utiliza o espaço para fazer suas pausas de expediente. “Costumo trazer comida de casa e combino com os amigos de almoçarmos aqui”, ela conta. Camila explica que o local conta com mesas e micro-ondas, “Sou funcionária pública há 12 anos e posso dizer que, desde a criação do espaço, eu me sinto menos estressada e ansiosa”, expõe.

A pasta também é responsável por projetos como DF Superior, que oferece cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado com desconto para servidores públicos e familiares. Além disso, com a Academia Burtiti os servidores podem praticar 11 modalidades de artes marciais e defesa pessoal.

Proamis também é um projeto da Secretaria, criado em 2021 para prover apoio ao aleitamento materno. Além de também dar suporte às mães com a iniciativa do Berçário Buriti, para crianças de 6 meses a 2 anos.

*Estagiário sob supervisão de Suzano Almeida

Saiba Mais