Nada como um espaço para curtir com os amigos e familiares. Esse é o caso de Taguatinga que ganhou um lugar de conexão entre vizinhos e visitantes. A Rede Cidadã de Taguatinga (RECITA) é uma associação comunitária, com fins não econômicos, de caráter cultural, recreativo, educativo, social e ambiental, que leva a melhoria da qualidade de vida para a população.
A praça DI passou a ter uma área privatizada em 2021, mas com a disposição e mobilização da comunidade, fez com que uma transformação fosse feita para continuar sendo um espaço público.
"O propósito é desenvolver o senso de comunidade e, a partir disso, melhorar a qualidade de vida das pessoas, sempre em prol do bem de todos, a começar dos mais vulneráveis. Para isso, mantemos um diálogo aberto com o poder público, empresários e outros coletivos parceiros", relata Júlio.
O projeto abre oportunidades de melhorias, criando conexões que mobilizem a comunidade pelo meio ambiente, com pautas que possam ser levantadas pela comunidade e tenham capacidade de impactar o bem comum e os mais vulneráveis. "A partir da proteção e valorização de parques e praças como locais propícios ao encontro da comunidade, nos organizamos para reforçar a cidadania em rede”, diz.
Cerca de 200 pessoas participam de grupos específicos, mas de acordo com Júlio Carneiro, um dos integrantes, qualquer pessoa pode participar e se associar. Para fazer parte, sem que necessariamente seja morador de Taguatinga, mas é importante mostrar interesse e defender o bem comum.
Os envolvidos vão programar oficinas com o objetivo de reunir mais pessoas e ideias sempre pensando no melhor para a cidade Assim, eles têm ajudado a promover a participação em conselhos de políticas públicas já existentes.
* Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca