Cultura

A poucos dias dos desfiles, secretário revela ansiedade: 'A pista vai tremer'

Serão 13 agremiações que irão desfilar entre entre sexta-feira (23) a domingo (25). O show de gala ocorrerá no encerramento, no terceiro dia, junto com a apuração dos votos das campeãs dos dois grupos

Em entrevista ao Correio, o secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, não esconde a alegria após o retorno do Carnaval das escolas de samba do Distrito Federal, marcado para o próximo fim de semana. O titular da pasta acredita em um "Carnaval em pleno São João" muito bonito. Ao todo, serão 13 agremiações divididas em grupo de especial e o grupo de acesso.

“As escolas de samba estão voltando, dando a volta por cima, depois de quase uma década longe das pistas. Agora elas podem mostrar todo o seu potencial, com todo esplendor e brilho. A pista vai tremer e as arquibancadas irão balançar neste fim de semana”, contou.

O desejo do governo era de que o desfile ocorresse no aniversário de Brasília, em 21 de abril, mas uma decisão do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) apresentou questionamentos no certame, e a pasta de Cultura refez o processo. Entre as que buscam conquistar o título de escola de samba do Distrito Federal, estão agremiações como a Unidos do Cruzeiro (Aruc), detentora de 31 vitórias — sendo oito seguidas, União da Vila Planalto e Bola Preta de Sobradinho (veja todas as escolas abaixo).

O show de gala ocorrerá no encerramento, no terceiro dia, junto com a apuração dos votos das campeãs dos dois grupos.

Grupo especial
-Unidos do Cruzeiro (Aruc)
-Acadêmicos da Asa Norte
-Mocidade do Gama
-União da Vila Planalto
-Bola Preta de Sobradinho
-Águia Imperial de Ceilândia

Grupo de acesso
-Capela Imperial de Taguatinga
-Acadêmicos de Santa Maria
-Unidos da Vila Paranoá
-Coruja Serrana
-Unidos do Varjão
-Unidos de Vicente Pires
-Acadêmicos do Riacho Fundo II

Interdições

O trânsito na Via S1 será alterado nesta terça-feira (20/6) para o desfile das escolas de samba do DF. As mudanças começam a ser feitas a partir das 23h desta segunda-feira (19/6), com a interdição de três faixas da via, entre o Clube do Choro e o Eixo Cultural Ibero-Americano.

As alterações seguem até o fim de semana e antecedem o evento, que ocorre entre sexta-feira (23/6) e domingo (25/6). Segundo o Coronel Edvã Sousa, comandante de Policiamento de Trânsito da PMDF, a ação foi necessária para abrigar os carros alegóricos que participarão do desfile, e que ficarão estacionados nas vias próximas ao canteiro central.

A passarela será montada no Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte). A organização do trânsito nas vias próximas ficará por conta da Polícia Militar (PMDF) e Departamento de Trânsito (Detran-DF). Policiais estão no local para auxiliar na fluidez do trânsito, mas é recomendado que os condutores procurem vias alternativas, como as internas do Parque da Cidade.

Além disso, para dar maior segurança à cerimônia, será montada uma Cidade Policial ao lado da Torre de TV. O local servirá como um ponto de apoio aos agentes e comandos móveis das corporações que atuarão no evento. A passarela leva nome do sambista Marcelo Sena, que faleceu no final de janeiro em decorrência de um câncer de próstata.

Saiba Mais