Um ex-professor voluntário da Universidade de Brasília (UnB) está sendo investigado por estelionato contra estudantes do programa de pós-graduação em direitos humanos da instituição (PPGDH). O docente é acusado de fraudar informações no currículo Lattes, falsificar assinaturas de professores do PPGDH e assediar alunos, pedindo transferências bancárias via Pix. Ele ministraria aulas na universidade neste semestre.
O suspeito de estelionato também é investigado por aplicar golpes na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Professores da UnB acreditam que o homem faça parte de uma quadrilha responsável por plagiar trabalhos de estudantes. O caso chegou à ouvidoria em 5 de maio e segue sendo averiguado pelo departamento jurídico.
Procurada pelo Correio, a instituição confirmou que foi criada uma comissão de sindicância para apurar a conduta do professor. "O Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (Ceam/UnB) informa que abriu uma sindicância para investigar a conduta pedagógica de um profissional que foi professor voluntário da instituição. O teor da denúncia está sob sigilo. A comissão tem 60 dias para concluir a sindicância. O profissional solicitou desligamento da UnB e as aulas não foram prejudicadas", diz a nota.