A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) realizou, durante todo o dia deste sábado (17), na Feira do Guará uma ação de reforço na cobertura vacinal da população. Além das doses de vacinas, a pasta disponibilizou outros serviços, como testes rápidos das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e orientações de saúde bucal.
Ítalo Ferreira ganhou o apelido de “Orgulho do Zé Gotinha”. Aos 31 anos, ele exibe o cartão de vacina com o registro de todas as doses recebidas desde que era um bebê, em 1991. Ainda assim, Ítalo estava com a proteção contra a covid-19 e a gripe atrasada, o que mudou com a ação deste sábado. “Fica bem mais fácil, porque eu trabalho aqui. Vi no Instagram que ia rolar a vacinação e trouxe o meu cartão”, contou.
Ao longo do dia, foram aplicadas 744 doses, entre imunizantes contra covid-19, gripe e outras doenças, conforme o calendário de vacinação. A coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Fabiane Soares Fonseca, lembrou que mesmo quem não tiver o cartão de vacina da época da infância, como o Ítalo, também pode se vacinar. “Emitimos um novo cartão na hora. O importante é se proteger. Apenas no caso das crianças é que pedimos para realmente trazer o cartão, porque precisamos ver o que já foi aplicado”, explicou. Se necessário, uma pessoa pode tomar duas, três ou até mais vacinas em um mesmo dia.
Além da Feira do Guará, outros 18 locais do DF tiveram pontos de vacinação neste sábado, entre unidades básicas de saúde (UBSs) e espaços de grande movimentação de pessoas, como shoppings e feiras.“Vamos aumentar a cobertura vacinal no DF. É nesse caminho que vamos aumentar a nossa cobertura, não esquecendo do Carro da Vacina, que faz um trabalho itinerante de porta em porta”, afirmou a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.
A lista dos locais de vacina é atualizada diariamente no site da Secretaria de Saúde.
Com informações da Agência Brasília