Ainda neste mês de junho, 698 escolas públicas do Distrito Federal vão receber ações de vacinação contra a covid 19, influenza e outras doenças. Segundo a proposta acertada hoje (13/6), durante encontro entre as secretárias de Saúde e de Educação do DF, respectivamente a médica Lucilene Florêncio e a professora Hélvia Paranaguá, a imunização será uma iniciativa conjunta entre as duas pastas.
A vacinação nas escolas será realizada em dias úteis, para aproveitar a presença de crianças e servidores, além de prever as aplicações em horários próximos ao início e fim das aulas, para que pais e responsáveis também sejam imunizados. Serão priorizadas as escolas em localidades com maior necessidade na cobertura vacinal.
Crianças e adolescentes são os grupos com mais necessidade de ampliação do reforço vacinal dentre todas as faixas etárias. Apenas 32,8% das pessoas entre 12 e 17 anos receberam a dose de reforço. Entre crianças, pouco mais de 8% receberam a dose de reforço, cerca de 43% ainda não aplicaram a segunda dose e quase 30% ainda estão sem a primeira.
Vacinação contra HPV
Para melhorar a imunidade dos mais jovens, a rede pública de saúde do DF atua de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para imunização contra HPV. Com o objetivo de prevenir a infecção, crianças e pré-adolescentes de 9 a 14 anos seguem o esquema de duas doses intervaladas por seis meses entre a primeira e a segunda aplicação.
A Secretaria de Saúde oferece a vacina quadrivalente, com ação contra os vírus dos tipos 6, 11, 16 e 18, para meninos e meninas de 9 a 14 anos, em todas as unidades básicas de saúde (UBSs).
Confira a lista completa de locais para a vacinação contra HPV.
Saiba Mais
* Estagiário sob supervisão de Hylda Cavalcanti