Coluna Eixo Capital deste domingo, 11 de junho de 2023, por Ana Dubeux
Mulheres na política: a luta continua
O registro fotográfico da reunião de ex-governadores e políticos brasilienses com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, num pacto em defesa do Fundo Constitucional do DF, revela uma maioria masculina. É simbólico, e não só por isso. Entre os homens engravatados, a imagem de Maria de Lourdes Abadia evoca o passado, em que, como constituinte, ouviu como sugestão “fazer xixi em pé”, já que queria “ser igual” aos homens – na época, o pedido era por um banheiro feminino no Congresso.
A situação mudou, é claro, mas a luta continua. Eleitas por Brasília, Leila Barros, Erika Kokai, Bia Kicis, Damares Alves, por exemplo, integram também o grupo em defesa do Fundo. A despeito de diferenças políticas, estão juntas por uma causa. O machismo na política deve ser outra causa que une a todas, porque ele eterniza o sistema patriarcal que coloca a mulher numa escala de importância secundária e a deixa vulnerável a violências diversas.
Outras gerações de mulheres estão trazendo luz a essa luta. Na próxima quarta-feira, a startup de impacto social Quero Você Eleita, laboratório de inovação política, que conecta pessoas e iniciativas que impulsionam candidaturas e mandatos femininos, promove um café da manhã para dar boas-vindas à coordenação da bancada feminina na Câmara dos Deputados.
Com a presença das deputadas Benedita da Silva, coordenadora da bancada feminina; Soraya Santos, procuradora da mulher, e Yandra Moura, coordenadora geral do Observatório Nacional de Mulheres da Política, a ideia é abrir a roda para uma conversa essencial e suprapartidária, sobre como ampliar a participação das mulheres nos espaços de decisão.
O evento é fechado para convidadas, que são lideranças femininas de coletivos, associações, organizações, dentre outras. Será no Gentil Café, cafeteria também de mulheres, que tem abrigado encontros feministas.
Mulheres no poder
Brasília será sede, nestas quarta e quinta-feira, de um evento organizado pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) para debater o papel das mulheres em postos de liderança. Entre as convidadas estão a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e a ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia, que falarão sobre suas experiências em suas áreas específicas.
Futuro feminino
O tema da Semana Universitária da UnB deste ano é "O futuro é feminino. O evento, que será realizado de 25 a 29 de setembro, abordará o protagonismo feminino na construção de um futuro melhor para o país e para o mundo.
Com emoção brasiliense, FHC chancela o Fundo Constitucional
Em 6 de junho de 2002, o então presidente Fernando Henrique Cardoso assinou a lei que instituiu o Fundo Constitucional do Distrito Federal. Durante a solenidade, FHC fez um rápido discurso. Lembrou que foi Senador Constituinte, participou das discussões muito vivas que houve então.
Recordemos alguns trechos da fala de FHC.
"Naquela época, os Senadores eram Vereadores de Brasília. E, como eu tenho a frustração de nunca ter sido vereador, pelo menos fui Vereador de Brasília como Senador. E acompanhei, todos esses anos, a luta ingente para compatibilizar os orçamentos da cidade com os orçamentos da União.
Acho que isso é um avanço institucional também. É um avanço na transparência, é um avanço no relacionamento entre as unidades da Federação. Não vai precisar negociar politicamente, pressionar. Já se sabe quanto é. A cidade tem, portanto, condições de autonomia efetiva na gestão de seus negócios.
Devo dizer, Governador Roriz, que também sou habitante de Brasília. Aliás, morei mais tempo em Brasília do que na cidade em que nasci: morei o dobro em Brasília do que morei no Rio de Janeiro. Claro que morei mais tempo em São Paulo. Mas já são muitos anos que vivo em Brasília.
De modo que, de alguma maneira, todos nós nos sentimos brasiliense. E foi com emoção de brasiliense e como Presidente da República de todos os brasileiros que assinei esse projeto de lei."
Arcabouço do ódio
A corrente em defesa da manutenção do Fundo Constitucional do DF ganha a cada dia mais adesão do movimento sindical. Segundo o coordenador-geral do Sindjus, Costa Neto, “mexer no FCDF é um crime, pois trará prejuízo imensurável à capital de todos os brasileiros. Alterar o Fundo, conforme proposto no Arcabouço Fiscal, é promover o caos e praticar o ódio contra uma cidade que acolhe todos os brasileiros e é patrimônio cultural da humanidade", adverte. O pacto por Brasília será um dos temas das comemorações dos 33 anos de criação do Sindicato.
CSI em Brasília
A capital federal sediará, em agosto, a quarta edição do maior evento latino-americano de ciências forenses, a Conferência Internacional de Ciências Forenses (InterForensics). A programação do evento, que será de 28 a 31 de agosto, terá exposições de especialistas internacionais na área de criminalística e também de autoridades do governo brasileiro, como os ministros Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Marina Silva (Meio Ambiente) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia). Neste ano, a conferência é organizada pela Fundação Justiça Pela Ciência, presidida pelo perito criminal da PF Hélio Buchmüller, que espera 2 mil participantes.
O centenário da morte de Ruy Barbosa
O centenário da morte de Ruy Barbosa, que teve diversas profissões, segue movimentando a comunidade jurídica. Nessa semana, o Museu da Justiça do Rio de Janeiro fez um debate sobre a obra de Barbosa. Um dos debatedores foi o advogado piauiense Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ex-presidente nacional da OAB que fixou moradia e raízes em Brasília. Também participaram a desembargadora Cristina Tereza Gaulia e o desembargador Carlos Gustavo Direito, ambos do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Desabafo nas redes…
Os líderes partidários no Senado foram até o presidente Lula. Mulheres, a foto me diz que ainda temos muuuito pelo que lutar… Ex-deputada Perpétua Almeida
Quem pariu Mateus, que o embale
Lideranças do setor industrial do DF e do Centro-Oeste querem distância na polêmica em torno do marco temporal das terras indígenas, que está em tramitação no Congresso e no STF. O raciocínio é o seguinte: embora concordem com a lógica do projeto, consideram que não vale a pena entrar nessa bola dividida, uma vez que seria comprar briga com várias autoridades do governo Lula, incluindo o próprio. Ou seja: já que "o agro é pop", que suas lideranças se entendam, ou não, com os índios e com os ambientalistas
Baru, açaí e tapioca em Paris
Morando em Paris há mais de quatro anos porque queria que os filhos tivessem mais contato com a cultura do pai, que é francês, a chef e pesquisadora Ana Luiza Trajano está lançando ingredientes brasileiros na Europa. Com a marca Madame Brésil, a filha de Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza, se aliou com uma importadora para fazer chegar à França alguns sabores típicos brasileiros produzidos por pequenos agricultores do país. Ela está vendendo Farinha de mandioca, farinha de tapioca flocada, farinha de milho flocada e farinha de milho moído (Fubá), açaí, chocolate, castanha de caju, de baru e do Pará.
Chegou a hora
O Iphan e a Secretaria de Cultura, enfim, devem agilizar a reforma da praça dos Três Poderes. O projeto da Secretaria de Cultura está há mais de um ano travado na área técnica do Instituto A praça nunca passou por uma reforma desde a sua inauguração, e o resultado é este: aspecto de abandono e grades pra todo lado. O que seria um dos mais belos cartões postais da cidade está se transformando em cenário de desolação.
Bazar
O programa Providência e a OASSAB promovem, nos dias terça, quarta e quinta desta semana, bazar beneficente com mercadorias apreendidas e doadas pela Receita Federal.