O Dia dos Namorados é uma das datas mais aguardadas por muitos casais. Mas engana-se quem pensa que somente este público espera ansiosamente por este momento. A expectativa de vendas nos centros comerciais é alta. Levantamento feito pelos shoppings Brasília, JK, Taguatinga e Terraço revela que a previsão é de que os casais comprem 13% a mais do que em 2022. O fluxo de pessoas também deve ser 10% maior em relação ao ano passado.
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Segundo Mayce Tranquillini, gerente do Pátio Brasil, a data é uma das mais importantes do ano para as vendas, atrás somente do Dia das Mães e do Natal. A representante do centro comercial avalia que o fluxo de pessoas deve aumentar 30% até amanhã. Para ela, a variedade de opções no shopping é o que atrai os consumidores.
Para atrair os clientes, o Pátio Brasil apostou num espaço romântico, com mais de 130m² para passear e tirar fotos. Além disso, também está sendo realizada a campanha "Comprou, Ganhou".
No Conjunto Nacional também é esperada grande quantidade de clientes até o Dia dos Namorados. A estimativa é de que cerca de 70 mil pessoas passem por lá hoje. A porta-voz Fernanda Lima afirma que isso pode trazer alívio para o local, já que a data é uma das mais importantes do ano. "A expectativa é bem positiva e esperamos aumentar em 2% as vendas em comparação ao período de 2022. Todas as operações estão com estoques prontos e diversas opções de presentes", explicou.
Para alavancar as vendas no período, o ParkShopping apostou em uma estratégia que une digital e presencial. Natália Vaz, superintendente do centro comercial, explica que um aplicativo do próprio shopping pode ser o diferencial para chamar a atenção dos clientes. "Temos o App Multi, que traz uma série de vantagens, inclusive cupons e promoções, desconto no pagamento do estacionamento, reserva de mesa em restaurantes e muito mais", comentou.
Clientes a postos
No Brasília Shopping, a estimativa é de que as vendas cresçam 10% em comparação ao ano passado. Renata Monnerat, uma das responsáveis pelo centro, avalia que esse fluxo, que começou nesta semana, deve se manter ainda no pós Dia dos Namorados. "Acho que ainda vamos ter um reverberar desse movimento. Muita gente viajou ou deixou para comprar o presente depois, e também temos um fluxo por conta da troca de presentes", explicou.
Karen Cristina, 41, e o Horácio Martins, 33, estão comemorando a data pela segunda vez e estavam no local "namorando" as vitrines em busca de bons preços. Para eles, as ofertas deste ano estão atrativas. "Vou comprar hoje. Os valores estão legais. Ela quer um vestido, então estamos dando uma volta para olhar", disse o companheiro. O casal escolheu passar no shopping por conta da localização e dos preços. "Estamos hospedados num hotel bem pertinho, então fica fácil olhar. E com várias lojas aqui, é mais tranquilo comparar preço", disse Karen.
Assim, como Karen, a servidora pública Izanir Neves, 53, foi junto com o marido em busca de um presente. Esse é o 30º Dia dos Namorados do casal, mas a empolgação com a data não diminuiu nem um pouco. "É uma alegria. Cada ano nosso amor se renova", declarou o servidor público Paulo Eduardo, 55. Mas os corações disputam lugar com as cifras. Esse ano, o casal sentiu no bolso na hora de comprar. "As roupas masculinas estão bem caras esse ano. Ainda estamos procurando", lamentou.
Alta de vendas
De acordo com pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), 64,5% dos consumidores pretendem ir às lojas neste Dia dos Namorados. Com isso, a expectativa dos lojistas de Brasília é que haja aumento de 22,7% nas vendas em comparação com 2022.
Os shoppings, por exemplo, serão os mais visitados pelos casais da capital (29,8%), seguidos pelas lojas de rua/bairro (27,3%), internet (18,7%), feiras (12,4%), supermercados (5,6%) e lojas de departamento (6,2%).
*Estagiário sob a supervisão de Márcia Machado