Mais de 70 mil fiéis e sacerdotes acompanham, nesta quinta-feira (8/6), a tradicional missa de encerramento das celebrações do Corpus Christi, na Esplanada dos Ministérios. De acordo com a Cúria Metropolitana de Brasília, o evento conta com participação de 250 padres, 140 seminaristas e 100 diáconos, sob a presidência do Arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa.
A missa também teve a presença de figuras importantes da política brasiliense, como a deputada federal Bia Kicis (PL) e o senador Izalci Lucas (PSDB). A esposa do governador Ibaneis Rocha (MDB), a primeira-dama Mayara Noronha, também marcou presença, junto ao filho do casal.
- Tapete de Corpus Christi é montado na Esplanada dos Ministérios.
- Qual é a origem do feriado de Corpus Christi?
Depois da celebração, os sacerdotes saem em procissão com o Santíssimo Sacramento — o pão e o vinho consagrados e transformados, na fé católica, no Corpo e Sangue de Jesus —, que percorre o quadrilátero da Esplanada dos Ministérios.
No percurso, a imagem do Santíssimo Sacramento é levado no papamóvel, mesmo veículo que transportou o Papa João Paulo II quando o pontífice veio a Brasília, em 1980 e 1991. Doentes, governantes e famílias recebem a bênção ao longo da caminhada.
No começo da noite, a procissão com velas emociona os fiéis. Confira as imagens:
Celebração
A data do Corpus Christi não é fixa no calendário, mas ocorre 60 dias depois da Páscoa e sempre em uma quinta-feira. A festividade na capital federal, realizada pela Arquidiocese de Brasília, começou no início da manhã desta quinta-feira, quando fiéis se dedicam na confecção dos tradicionais tapetes com imagens sacras, feitas de borracha de café, sal, serragem e outros materiais. Durante a tarde, padres atenderam fiéis para confissões.