Além do nome do túnel recém-inaugurado, Pelé também é homenageado em uma obra de arte inaugurada no boulevard localizado na parte superior da nova via, logo na entrada de quem chega em Taguatinga pela EPTG. De autoria do artista plástico Omar Franco, a escultura é um releitura de uma das imagens míticas do maior atleta de todos os tempos ainda na ativa.
Saiba Mais
“A Secretaria de Obras me convidou para pensar em uma forma de homenagear o Pelé. Transformei a foto em uma escultura feita de aço carbono e aço inoxidável vazado. Ela pode ser vista de qualquer ângulo. É uma escultura de recorte, com profundidade. No lugar de fazer um busto, onde os pombos ficam fazendo titica na cabeça, eu fiz uma coisa mais contemporânea, atualizada”, detalha o autor da obra.
O brilho do olhar de Pelé é cavado numa chapa de 15 milímetros de espessura por onde passa a luz do sol. Nos outros dois tótens serão escritos os nomes dos quase 800 operários, técnicos e engenheiros que tornaram o túnel possível. “Foi devolvida a humanidade para a cidade, que a tinha perdido com aquela confusão do tráfego, onde os carros substituíam as pessoas. Agora você tem um boulevard”, comemora Franco.
O vice-presidente do Conselho de Cultura de Taguatinga, Marconi Scarinci, lembra que o primeiro título da seleção brasileira de futebol, cujo um dos protagonistas foi o Rei Pelé, em 1958, dias antes da final da competição, encerrada em 19 de junho. A cidade foi inaugurada no dia 5. “A copa de 1958 é a principal conquista do esporte brasileiro e Pelé é uma figura importante não só para o esporte, mas para o povo brasileiro”, analisa Scarinci.
As pistas subterrâneas já estão liberadas para o tráfego, exceto para veículos pesados. No entanto, a parte de cima do túnel, onde haverá um boulevard, com calçadas, ciclovias, faixas exclusivas para o BRT e pontos de ônibus, ainda não foi inaugurado. A Secretaria de Obras estabeleceu o prazo de 90 dias para que toda a estrutura seja finalmente entregue à população.