Um mergulho nas imagens e nos sons do universo. Essa é uma das muitas sensações de quem passa um tempo a contemplar o espaço a partir do Planetário de Brasília. E se há seis meses, a imersão se dava apenas por meio das exposições, agora, a experiência está mais completa porque o projetor da cúpula, que estava estragado, foi restaurado.
Com isso, os visitantes são transportados para as belezas do universo sem tirar os pés do chão. Uma oportunidade de se conectar com tudo aquilo que o olho humano não pode ver, além da possibilidade de entender um pouco mais sobre astronomia.
A projeção da cúpula retornou e recebeu cerca de mil visitantes, entre eles, estudantes de escolas da rede pública e privada do DF. Com atividades pedagógicas e atrações oferecidas no Planetário, os visitantes podem desfrutar de filmes e projeções sobre astronomia projetados pelo SpaceMaster. Uma projeção realística sobre o sistema solar e do Universo de uma forma surpreendente.
O coordenador do CEF 03 de Taguatinga, Daniel Barros, 45 anos, levou os alunos para conhecer o espaço e acabou se emocionando com a projeção. "É uma imersão incrível! O clima gerado com o som e a projeção chega a emocionar eu que gosto muito de astronomia. Achei o momento impactante", diz.
O estudante Marcos Morales, 15, conta que se sentiu pequeno ao ver um universo tão grande na projeção. "Eu vi estrelas, satélites e vários planetas. Me senti minúsculo ao ver que existe tanta coisa acima de mim. É uma experiência muito legal", conta o estudante.
O Planetário conta ainda com um cantinho destinado à Agência Espacial Brasileira. De acordo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, antes do pleno funcionamento, quando a cúpula passava por manutenção, o Planetário recebeu mais de 20 mil visitantes, entre janeiro e abril.
A gerente de Curadoria Científica do Planetário de Brasília, Mirella Camelo Vieira, destaca que, apesar de o local operar parcialmente, contou com um público ativo e agora muito empolgado para ver de perto o SpaceMaster. "Tem sido animador ver o público retornando ao Planetário, embora o espaço ofereça outras atividades, a grande atração no momento é realmente o SpaceMaster. Nossa meta é focar no conhecimento e criar o vínculo da população com a ciência", disse.
Sensação
O visual despojado do Planetário de Brasília chamou a atenção da psicóloga Nadine de Araújo e do esposo, o engenheiro químico Felipe de Araújo. Moradores de Maringá, no interior de São Paulo (SP), o casal está visitando a capital e ficou deslumbrado com as atrações do Planetário de Brasília. Felipe não conhecia a cidade e afirma nunca ter visto um espaço com essas referências científicas e gratuito à população. Nadine veio a Brasília há 20 anos atrás, porém ainda não havia visitado o lugar. "Acho muito importante a capital do país ter um espaço destinado aos visitantes como este, com divulgação e incentivo a evolução científica, acessível", destaca Nadine.
Ciência e conceito
A Cúpula do Planetário de Brasília passou por manutenção durante seis meses. "A reabertura da cúpula vai ajudar a disseminar informações científicas, além de levar conhecimento e aprendizado aos jovens. O espaço exerce o importante papel de despertar o interesse pela ciência", destacou o secretário da pasta, Gustavo Amaral.
A cúpula do Planetário de Brasília estava fechada, desde meados do segundo semestre de 2022, devido a problemas técnicos em um dos projetores. Os equipamentos da cúpula do Planetário são antigos, e segundo Amaral, isso dificulta a manutenção dos equipamentos e a reposição das peças.
Para restabelecer as atividades da cúpula do Planetário, a pasta realizou uma ação interna e convocou um técnico de Goiás para fazer os reparos necessários. Os serviços de manutenção na cúpula custaram aproximadamente R$1,2 mil.
História
O Planetário de Brasília foi inaugurado em 1974 e recebeu o equipamento mais avançado da época, um projetor central astronômico, o SpaceMaster. A estrutura que remete à imagem de um disco voador pousado sobre o gramado do Eixo Monumental foi desenhada com a ideia de unir o céu e o mar.
O lugar conta com 3 mil metros quadrados em uma área privilegiada no centro de Brasília, entre a Torre de TV e o Centro de Convenções Ulisses Guimarães. Visitantes do local podem ver de perto o equipamento de projeção analógico SpaceMaster e também o Power Dome VIII, um novo modelo digital atualizado, que exibe imagens tridimensionais e imersivas com som de alta definição.
SERVIÇO
O planetário está aberto ao público de terça a domingo, das 7h30 às 19h. As visitas são gratuitas e liberadas para todas as faixas etárias. Grupos organizados e escolas, precisam fazer o agendamento antecipado pelo telefone (61) 98199-2692.
Em comemoração à reabertura, o Planetário está com uma programação especial, a simulação de um céu noturno. As sessões especiais são transmitidas às 18h, de segunda a sexta. Nos fins de semana, o público poderá acompanhar os filmes, às 11h, às 14h, às 16h e às 18h.