O Túnel de Taguatinga, ou Túnel Rei Pelé, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (5/6). A data celebra também o 65° aniversário da região administrativa. Para marcar o momento, um evento foi realizado na obra e contou com a presença de autoridades distritais e federais. A previsão do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) é que as duas pistas estejam liberadas para o trânsito de veículos até às 17h.
Obra de artista de Taguatinga irá homenagear o Rei Pelé no túnel da cidade
"Tudo pronto para a entrega", diz secretário sobre Túnel de Taguatinga
Túnel Rei Pelé, em Taguatinga, será inaugurado na segunda-feira (5/6)
Confira, a seguir, um vídeo da movimentação no local.
Na ocasião, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), destacou que a data é um dia especial para todos do DF, em especial para Taguatinga. "Para muitos, isso era quase impossível. Benedito sonhou muitos anos com essa obra e esta aqui hoje vendo a realidade e a transformação do centro de Taguatinga", destacou, citando o ex-administrador regional.
O chefe do executivo local também parabenizou os moradores de Taguatinga pelo aniversário da cidade. "São pessoas que estão no nosso coração e por isso trouxemos grandes obras para a região", comentou. "A região gera emprego e renda. Taguatinga acolhe a todos", ressaltou sobre as empresas e indústrias da cidade administrativa. Ibaneis estava acompanhado da primeira dama, Mayara Noronha Rocha e da vice-governadora Celina Leão.
Ibaneis assinou o decreto que oficializa o nome do túnel de Rei Pelé. Na cerimônia, também foi entregue uma obra de arte com o rosto do jogador de futebol que ficará exposta na região do centro de Taguatinga. Edu, jogador do Santos que atuou com o Rei do futebol, esteve no evento e se emocionou ao falar do ídolo brasileiro.
Melhor presente
O administrador de Taguatinga, Renato Andrade, comemorou a conclusão da obra. "Ao completar 65 anos, nós recebemos o melhor presente de todos que é o túnel", destacou, ressaltando também as mais de 24 mil empresas em atividade na região. "Taguatinga é progresso", comentou.
O secretário de obras Luciano Carvalho destacou em discurso que, ao longo dos quase três anos de obra, ocorreram todos os tipos de desafios. "Na reta final sofremos com a falta de insumos elétricos. Mesmo com todo esse cenário, conseguimos. Depois de 2 anos e 2 meses, estamos aqui nesse grande momento", celebrou.
A cerimônia de inauguração contou com o corte da faixa simbólica para liberação das vias. A pista no sentido Ceilândia para o Plano Piloto foi liberada após o evento. Segundo o DER/DF, as duas pistas serão liberadas até ás 17h desta segunda-feira. "Por questão de segurança é necessário retirar a estrutura montada para o evento primeiro e, assim que isso for feito, as pistas serão liberadas para circulação de carros", informou um agente do órgão.
Túnel Rei Pelé
O túnel tem 1.010 metros de extensão, sendo 830 m cobertos e vai contar com duas pistas paralelas, cada uma com três faixas de rolagem em cada sentido. Nas vias, foram colocados quatro radares eletrônicos e o limite máximo de velocidade é de 60km/h.
Iniciada em julho de 2020, a obra fará a ligação subterrânea para quem segue em direção à Ceilândia, pela EPTG, além de oferecer uma via alternativa pela superfície para o Centro de Taguatinga. No sentido contrário, os carros que vêm da Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão também passar pelo túnel e sair na estrada parque. Vias marginais darão acesso às Avenidas Comerciais e Samdu Sul e Norte.
Na Boulevard do Centro de Taguatinga, que será entregue posteriormente, terá a conclusão do paisagismo, revitalização das calçadas e estacionamentos ampliados. O fluxo na Avenida concentrará veículos do transporte público, como o BRT, e de moradores e pessoas interessadas em passear pela região central da região administrativa.
Ao todo, a obra teve um custo de R$ 275.744.558,87, sendo recursos oriundos de contrato de financiamento firmado pelo GDF com a Caixa Econômica Federal. A construção teve início em julho de 2020. O túnel de Taguatinga também faz parte do Corredor Eixo-Oeste, que terá 38,7 km de extensão e ligará Ceilândia (Sol Nascente) ao Plano Piloto (Eixo Monumental e Estação Asa Sul), passando por Taguatinga.