INAUGURAÇÃO

Túnel Rei Pelé é um presente para Taguatinga nos 65 anos da cidade

Em comemoração aos 65 anos da cidade, o Túnel Rei Pelé será entregue hoje à população. A passagem subterrânea de mais de 1 mil metros chega com a tarefa de melhorar o fluxo do trânsito da agitada região administrativa

Hoje, Taguatinga completa 65 anos. A terceira maior cidade do Distrito Federal — com mais de 220 mil habitantes — é uma das regiões mais promissoras de Brasília porque oferece tudo em um só lugar: transporte de fácil acesso, uma abundância de comércio, educação, locais de lazer, shoppings, feiras e espaços culturais. E, como presente de aniversário, nada melhor do que a entrega de uma obra tão esperada pelos moradores. Depois de três anos, o Túnel Rei Pelé será inaugurado e promete melhorar o trânsito.

A passagem subterrânea de 1.010 metros de extensão tem duas pistas paralelas, cada uma com três faixas de rolagem em cada sentido. São quatro radares eletrônicos e o limite máximo de velocidade é de 60km/h. A obra fará a ligação subterrânea para quem segue em direção à Ceilândia, pela EPTG, além de oferecer uma via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. A estimativa é de que, por dia, passem cerca de 135 mil carros pelo túnel.

O policial militar Cadimiel Assunção, 65 anos, está esperançoso quanto à inauguração do túnel. O servidor público mora há mais de 20 anos no centro de Taguatinga e trabalha no Plano Piloto. Devido ao engarrafamento, ele leva cerca de uma hora para chegar em casa todos os dias. "Estou na expectativa que, com essa nova obra, o fluxo do trânsito seja melhor. Aguardamos muito por essa construção e agora vamos poder desfrutar", afirmou. Entretanto, apesar do problema de trânsito, Cadimiel fala que não trocaria Taguatinga por nenhum outro lugar para morar. "É uma cidade fantástica. Tudo eu consigo resolver aqui. Tem muitas lojas, restaurantes e bares", elogiou.

Ontem, um dia antes da inauguração oficial do túnel, moradores de Taguatinga tiraram a manhã para conhecer a passagem subterrânea a pé. Alguns já aproveitaram para andar de bicicleta e se exercitar. Foi o caso de Flaviane Souza, 36. Com roupas esportivas, ela e o marido, Paulo, fizeram uma pequena caminhada dentro do túnel e elogiaram a estrutura. "Quando fomos passando, percebemos a qualidade de como está. Nota-se que foi algo bem feito. A gente torce para que sejamos beneficiados com mais investimentos como esse", enfatiza a professora.

Apesar de ter nascido em Taguatinga, Flaviane residiu em Valparaíso e em Águas Lindas, no Entorno de Goiás, mas resolveram voltar para o DF pela facilidade de locomoção e logística. "Aqui é muito bom para se viver, temos qualidade de vida. É uma região acolhedora, de comunidade mesmo, em que todos se falam e são educados. Fora a agitação que é a cidade", conta.

O túnel também é uma vitória para Josy Rocha, 55, que mora há mais de 30 anos na cidade. Ela acompanhou de perto as construções da obra e nunca perdeu a esperança de ver de perto a inauguração. "Não tinha o porquê desacreditar. Sempre quando passávamos aqui (eu e o meu marido) víamos o pessoal trabalhando. Apesar da demora, estamos muito felizes. Sempre quando vínhamos no centro, pensávamos duas vezes, justamente por causa do engarrafamento. Mas, agora, espero que o fluxo seja melhor."

No sábado, cerca de 500 ciclistas passaram pelo túnel em um passeio ciclístico. Os participantes fizeram um percurso de 4 km, com largada e encerramento pela obra viária. O evento foi considerado o pontapé das comemorações de lançamento do Túnel Rei Pelé. Ontem, mais de 1,5 mil pessoas transitaram pelas três faixas de rolamento da passagem subterrânea no sentido Ceilândia – Plano Piloto para cumprir trajetos de 5km e 10km de uma corrida de rua. No fim de semana todo, o número superou mais de 2 mil pessoas no local. Mais tarde, o Túnel Rei Pelé foi tomado por carros antigos em um desfile pela obra viária.

Pontos de encontro

Não tem como falar de Taguatinga sem citar a famosa Praça do Relógio. O relógio que fica no centro da praça foi uma criação exclusiva de Eiichi Yamada, então presidente da fabricante de relógios Citizen Watch, que teve a ideia ao visitar a capital 10 anos antes de Brasília ser fundada. A estrutura de concreto quadrada com 15 metros de altura foi tombado como patrimônio cultural e artístico do DF em 18 de setembro de 1989.

Outro ponto de referência é o Taguaparque, o maior parque da região administrativa. Localizado ao longo do Pistão Norte, o espaço fica aberto todos os dias por 24 horas e tem uma área de 89 hectares - equivalente a 107 gramados de futebol - e atrativos como pista de cooper, motocross, ciclovias, quadras esportivas, aparelhos de musculação, circuito de ginásticas, churrasqueiras e ambientes para brincadeiras infantis.

O casal Lázaro Júnior, 36, e Rayanne Pereira, 34, se mudaram há cerca de sete meses para Taguatinga, por questões de segurança. Pais de três filhos, de 10, 8 e 3 anos, eles aproveitaram o dia de ontem para levar as crianças ao parque que os taguatinguenses chamam de seu. "É a segunda vez que trazemos eles e sempre gostam muito. Tem sempre muita variedade, espaços para brincadeiras. É uma ótima opção para sair com os filhos", afirmou o gerente comercial. 

 

Minervino Júnior/CB/D.A.Press - 04/06/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Véspera do Aniversário de Taguatinga e inauguração do Túnel de Taguatinga.
Minervino Júnior/CB/D.A.Press - Policial militar, Cadimiel Assunção espera menos engarrafamentos
Minervino Júnior/CB/D.A.Press - Lázaro e Rayanne Pereira se mudaram com a família para Taguatinga
Minervino Júnior/CB/D.A.Press - Taguaparque, um dos locais preferidos na cidade aniversariante
Minervino Júnior/CB/D.A.Press - Paulo e Flaviane Souza caminharam pela nova passagem subterrânea
Minervino Júnior/CB/D.A.Press - Lázaro e Rayanne Pereira se mudaram com a família para Taguatinga
Minervino Júnior/CB/D.A.Press - Na véspera do aniversário de Taguatinga, Josy Rocha foi conhecer o Túnel Rei Pelé