A deputada distrital Jaqueline Silva vai se filiar ao MDB, nesta sexta-feira (2/6). O convite de ingressar à sigla foi do governador Ibaneis Rocha (MDB). Com a parlamentar, o partido, ao lado do Partido Liberal (PL), se tornam as siglas com maiores números de parlamentares na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
“A chegada ao MDB é uma construção política alicerçada no trabalho que temos desempenhado junto com o governador Ibaneis Rocha. O convite dele nos honra muito e nos dá a certeza de que entregaremos ainda mais. Já temos uma história de conquistas importantes e seguiremos trabalhando ainda mais forte”, declarou a deputada.
O chefe do Executivo local comentou sobre a chegada do parlamentar e enalteceu a grandeza da sigla na capital federal. "Tenho um carinho muito grande pelo MDB. O MDB tem a alma enraizada dentro do DF. Por isso fico feliz de ver o MDB crescendo e trazendo pessoas de coragem, que tem trabalho pela cidade e que cria projetos como o Cartão Material Escolar e Cartão Creche", afirma Ibaneis Rocha.
A assinatura da filiação de Jaqueline ocorreu durante agenda em Santa Maria, na manhã desta sexta-feira (2/6).
Na CLDF, o MDB terá Wellington Luiz, Hermeto e Iolando, além de Jaqueline Silva. Ela deixou o partido anterior, o Agir, em janeiro deste ano, após a legenda não atingir a cláusula de desempenho — ou cláusula de barreira.
A cláusula é uma regra que os partidos têm que alcançar nas eleições, como eleger ao menos nove deputados distribuídos por um terço no território nacional, por exemplo. Quando isso ocorre, parlamentares que foram eleitos não têm prejuízo na perda de mandato.
Nas eleições de 2022, a parlamentar foi eleita com 26 mil votos.