O Túnel de Taguatinga, que recebeu o nome de Rei Pelé, será inaugurado na segunda-feira (5/6). Na data é celebrado o 65° aniversário da região administrativa. Na manhã desta sexta-feira (2/6), o Correio esteve no local para uma visita antes da liberação da via com o secretário de obras Luciano Carvalho. Na ocasião, ele afirmou que a obra está pronta para ser entregue.
Para a liberação das pistas do túnel, um evento foi marcado para segunda-feira (5/6), às 10h. "Estaremos aqui com o governador para fazer a abertura", destacou o secretário. Os últimos preparativos para o funcionamento do Túnel estão sendo verificados no local. "Esse momento é importante, porque estamos fazendo os testes finais e algumas verificações. Repetindo que esses testes são exaustivos e já foram feitos várias vezes para termos a segurança de que está tudo certo", ressalta Carvalho.
O secretário também comentou sobre a importância da conclusão da obra para a região. "A expectativa é grande. É uma obra esperada há muitos anos. São cerca de 140 mil veículos que passam aqui por dia", disse Carvalho. "É uma obra diferenciada. Trabalhamos bastante para chegar nesse momento. Todos os equipamentos de incêndio, ventilação e iluminação de emergência estão funcionando", completou.
Segundo o secretário, após o evento, marcado para as 10h, será liberado o sentido Ceilândia para o Plano Piloto. E, logo em seguida o sentido inverso também estará disponível para o trânsito de carros. "No decorrer do dia os dois sentidos serão liberados. Essa abertura é importante para avaliar o funcionamento", ressaltou Carvalho. "A parte do Boulevard será entregue futuramente. Vamos trabalhar para entregar o mais rápido possível", finalizou.
Túnel Rei Pelé
Segundo a Secretaria de Obras, o túnel tem 1.010 metros de extensão e vai contar com duas pistas paralelas, cada uma com três faixas de rolagem em cada sentido. Nas vias, foram colocados quatro radares eletrônicos e o limite máximo de velocidade é de 60km/h.
O túnel fará a ligação subterrânea para quem segue em direção à região administrativa de Ceilândia, pela EPTG, além de oferecer uma via alternativa pela superfície para o Centro de Taguatinga. No sentido contrário, os carros que vêm da Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão também passar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga Guará (EPTG). Vias marginais darão acesso às Avenidas Comerciais e Samdu Sul e Norte.
Na Boulevard do Centro de Taguatinga, que será entregue posteriormente, haverá paisagismo, revitalização das calçadas e estacionamentos ampliados. O fluxo na Avenida concentrará veículos do transporte público, como o BRT, e de moradores e pessoas interessadas em passear pela região central da região administrativa.
Ao todo, a obra custou R$ 275.744.558,87, sendo os recursos oriundos de contrato de financiamento firmado pelo GDF com a Caixa Econômica Federal. A construção teve início em julho de 2020.