O Parque da Cidade Sarah Kubitschek vai ganhar um playground interativo público. O espaço é inspirado no projeto do Parquinho Positivo, que fica em Curitiba.
O secretário de Esportes e Lazer, Julio Cesar Ribeiro, foi convidado pelo secretário de Esportes de Curitiba, Carlos Pijak, para conhecer o playground que fica no Parque Barigui.
Em nota, a secretaria explica que “o intuito é implementar na capital federal um parque semelhante e de última geração, com piso emborrachado para garantir a segurança das crianças, brinquedos inclusivos e pinturas devidamente estudadas para suas funções, para guiar os usuários dentro do espaço.”
Isaura Sarto, mãe atípica, advogada especialista em direitos das pessoas com deficiência, editora do perfil no Instagram @roteirobabyespecial, fala um pouco: "A existência de parquinhos inclusivos é de importância inestimável para crianças com e sem deficiência, pois possibilita o acesso à brincadeira para todas, de acordo com suas necessidades, além da convivência com a diversidade desde a mais tenra idade, o que garantirá um futuro com adultos que enxergam as pessoas antes da deficiência, como deve ser."
O parque inspiração do projeto tem 13 brinquedos, sendo três inclusivos, com piso emborrachado e acesso em rampa. Além de ter circuito sinuoso de cordas, floresta de tronquinhos, geodésia, pula-pulas, carrossel e disquinho de molas, escorregador, gangorra, gira-gira e balanços.
A advogada também explica que "as adaptações em playgrounds públicos e privados já é lei desde 2009, com a Lei n° 11.982/2009. Os parques de diversões, públicos e privados, devem adaptar, no mínimo, 5% de cada brinquedo e equipamento e identificá-lo para possibilitar sua utilização por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, tanto quanto tecnicamente possível."
“O anúncio do playground inclusivo a ser construído no Parque da Cidade Sarah Kubitschek gerou uma grande expectativa nas famílias de crianças com deficiência de Brasília. Esperamos que o projeto não fique apenas na promessa” concluiu a mãe.
A Secretaria de Esporte e Lazer disse que o projeto ainda está em fase de conclusão, e não tem data para o começo das obras.