O sentido Plano Piloto para Ceilândia do Túnel Rei Pelé, em Taguatinga, será fechado no domingo, dia 9 de julho, para um exercício simulado de acidente de trânsito com vítimas. A interrupção do trânsito de veículos nas pistas do lado norte do túnel deve durar cerca de duas horas, tendo início a partir das 15h.
Saiba Mais
- Cidades DF Preso por estuprar menina de 12 anos alega ter "desvio psicológico"
- Cidades DF DF registra 19 feminicídios em 2023, com três vítimas em menos de uma semana
- Cidades DF Receita apreende 35 kg de drogas no Aeroporto Internacional de Brasília
- Cidades DF Com manhã fria, DF registra mínima de 10°C nesta sexta-feira (30/6)
Segundo a Secretaria de Obras do DF, a simulação, que envolverá dois automóveis e uma motocicleta para o salvamento de cinco vítimas, será acionada e controlada pelo Centro de Controle de Operações (CCO) do túnel. No momento em que o acidente for visualizado pelos operadores das câmeras, as viaturas do Detran-DF, DER e Polícia Militar serão imediatamente acionadas para fechar o acesso ao túnel e isolar o local do acidente.
Ainda na simulação, a pasta explica que a próxima etapa consiste no acionamento e chegada do Corpo de Bombeiros e Samu para as ações de resgate. Após o socorro e retirada das vítimas e dos veículos do local do acidente, o túnel será reaberto para a passagem dos veículos.
A simulação foi discutida em reunião realizada nesta quinta-feira (29/6), no Centro de Controle de Operações (CCO) do túnel. Para o debate, participaram representantes da pasta de obra e infraestrutura, Secretaria de Mobilidade e de Segurança Pública, DER, Detran, PMDF, Corpo de Bombeiros, Samu, Neoenergia e Administração Regional de Taguatinga.
Secretária adjunta de Obras, Janaína Chagas destaca que a proposta do exercício simulado é avaliar todas as etapas do processo de resgate e calcular o tempo necessário para executar as ações de salvamento. “Este exercício vai simular exatamente como será a ação das forças de segurança em caso de acidente com vítimas no interior do túnel. Por questões de logística, o resgate deve ser realizado pela contramão da via onde ocorreu o acidente”, explica.
Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.