O Distrito Federal está em alerta laranja, em decorrência das baixas temperaturas, em especial nesta quinta-feira (29). Por esse motivo, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) instalou alojamentos emergências em cidades estratégicas da cidade. A ação ocorre em dois locais: Ginásio Bezerrinho (Gama) e na Escola do Parque da Cidade (Proem – Quadra 909 da Asa Sul).
A ação do governo está prevista para ocorrer nos próximos quatro dias, com funcionamento entre às 19h e 7h. Segundo o GDF, permanecendo baixas as médias, ainda a possibilidade de prorrogação de permanência das mesmas.
Ao todo são 100 vagas no Proem e outras 40 no Bezerrinho. “Estávamos preparados para agir imediatamente caso as forças de segurança emitissem o alerta. Assim que fomos acionados, as equipes foram deslocadas com o material necessário para iniciar essa operação que, a exemplo do ano passado, estamos chamando de Ação Contra o Frio”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
Os profissionais do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) estão nas ruas orientando e encaminhando as pessoas que aceitarem ir para esses locais. Lá, está assegurado a cada uma delas o jantar, o café da manhã, um kit para higiene pessoal, um cobertor e um colchonete.
A ação conta com apoio das Secretarias de Governo e de Educação, bem como das Administrações Regionais do Plano Piloto e do Gama.
“A missão primordial do governo é cuidar das pessoas e atender suas necessidades. Por isto, o Governo do Distrito Federal já vinha monitorando, junto aos institutos de meteorologia, as possíveis chegadas de frentes frias, para adotarmos de imediato as medidas cabíveis no sentido assistir às pessoas em situação de vulnerabilidade, sobretudo, os moradores de rua”, declara o secretário José Humberto Pires de Araújo.
No ano passado, em meio à frente fria, os espaços públicos abertos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) receberam mais de 500 pernoites da população em situação de rua. Ao longo do período de atividades foram servidas 600 refeições, entre lanche da noite e café da manhã, sem falar na alimentação preparada por grupos da sociedade civil, que ajudaram a aquecer as noites frias. A população doou mais de 500 quilos de roupas, que foram entregues às pessoas que buscaram o alojamento.
Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.