A capital federal se tornou oficialmente a terceira maior cidade do Brasil analisando apenas a população. Em 12 anos, Brasília cresceu 9,6%, ficando apenas atrás de São Paulo e Rio de Janeiro, de acordo com o Censo de Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2010, Brasília tinha uma população equivalente a 2.570.160 pessoas, entretanto, ano passado chegou a 2.817.068 pessoas morando no Distrito Federal.
Além disso, O número registrado é menor do que o esperado pelo IBGE. Em 2021, o IBGE acreditava que a região teria 3.094.325. Ou seja, 277.257 pessoas a menos.
A cidade subiu uma posição do ranking entre as cidades com a maior população. Em 2010, Brasília estava em quarto lugar, atrás de São Paulo, Rio e Salvador — esta caiu para a 5ª posição, ficando atrás também de Fortaleza.
Entre as cinco maiores, apenas São Paulo e Brasília cresceram em 12 anos, enquanto as outras três tiveram variação negativa: São Paulo (1,8%), Rio de Janeiro (-1,7%), Brasília (9,6%), Fortaleza (-1%) e Salvador (-9,6%).
O Censo 2022 também mostrou que o Distrito Federal tem uma densidade demográfica de 489,01 pessoas por quilômetro quadrado, o que configura como a maior densidade demográfica no comparativo com outros estados brasileiros. No comparativo com outros municípios, porém, o DF ocupa a 177° posição na categoria.
Saiba Mais
- Brasil Congonhas confirma caso de febre maculosa em bebê
- Economia 'Desenrola Brasil': saiba como renegociar dívidas em programa do governo
- Política Saiba quem é a primeira advogada negra escolhida para o TSE
- Ciência e Saúde Lobos, assim como os cães, podem reconhecer vozes humanas, diz estudo
- Ciência e Saúde Sabia que frio pode provocar caspa? Entenda causa
- Economia Plano Safra da agricultura familiar será de R$ 77,7 bilhões; veja detalhes
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.